Durante algum tempo, o CDI (Centro de Desenvolvimento e Inovação) da empresa Keko Acessórios S.A. sofreu com a falta de interação entre os setores de design e de engenharia. Os programas utilizados pela área de design, ofereciam pouco suporte para a engenharia trazer as ideias para a realidade, em forma de produtos factíveis. Os designers, na parte de geração de alternativas, precisavam de ferramentas flexíveis e ágeis para tirar suas ideias da imaginação e colocá-las em um arquivo digital. Os softwares de engenharia tradicional costumam ser bastante engessados e não tem um bom suporte para um desenvolvimento mais orgânico de ideias, reduzindo assim, as possibilidades criativas que os designers necessitam.
Objetivo do projeto
O principal objetivo do projeto da Keko era melhorar a interação entre design e engenharia para a melhor fluidez de desenvolvimento, reduzindo ruídos de comunicação entre as áreas. No cenário que estavam trabalhando, muito do que era desenvolvido até determinada parte do projeto, era perdido devido a necessidade de ajustes e de alterações. Os softwares utilizados pela engenharia e o design não tinham uma boa interação entre si. Precisavam de uma ferramenta que atendesse ambos os setores e acompanhasse a necessidade de inovação e liberdade criativa da empresa.

Solução
Diante da necessidade desse aprimoramento, foi adotada a utilização do software Autodesk Alias Concept para ID&V (Industrial Design & Visualization). Antes limitada, a execução de modelagens poligonais que resultavam em nuvens de pontos e referências apenas visuais, foi utilizado o Autodesk Alias Concept, que possui uma robusta estrutura para modelagem de superfícies complexas, além de oferecer o recurso de SUB-D, que se assemelha bastante a modelagem poligonal. Esse tipo de recurso, conversa com recursos de superfícies tradicionais, oferece um bom referencial matemático, além de ser bastante amigável à métodos de modelagem orgânica, livre e intuitiva. Desse modo, a área de design pode colaborar de maneira mais atuante e assertiva com a área de engenharia.
Resultados do projeto
Com a utilização da solução Autodesk Alias Design, foi possível uma melhor interação entre design e engenharia, aproximando os dois mundos, tornando as tarefas mais colaborativas e revertendo na diminuição do tempo de desenvolvimento do projeto. O design passou a ter mais inputs (insumos) para projetar e a engenharia se beneficiou disso com uma proposta de design que “conversa” mais com o mundo real e a prática na execução dos projetos.

Conclusão
A adoção do Alias Concept para a área de design só trouxe benefícios. Além de diminuir o tempo das entregas do setor, resultou também numa melhor qualidade do material entregue, sem comprometer a liberdade criativa dos designers, o que é essencial para a inovação. A adoção dessa ferramenta trouxe mais alguns benefícios indiretos relativos à sua flexibilidade e capacidade de interagir com outros softwares de mesma finalidade.
Entre em contato com a MAPData para qualquer dúvida ou interesse nos nossos serviços. Estamos à disposição para torná-lo um caso de sucesso também, como a Keko!