Não deixe que suas ferramentas de modelagem 3D limitem sua criatividade e capacidade em criar rapidamente várias possibilidades de produtos.
O Autodesk Fusion 360 permite usar uma estratégia flexível, sem esforços e complicações, para o desenvolvimento dos mais variados tipos de projetos.
Com uma plataforma flutuante, disponibiliza prontidão ao usuário no tráfego entre necessidades de CAD, CAE e CAM. Neste webinar, foi apresentada sua metodologia de trabalho e como ela pode ser aplicada ao seu dia a dia.
Você já pode assistir ao webinar gravado, mas a MAPData adiantou e descreveu mais sobre o assunto a seguir!
O que é Autodesk Fusion?
O Autodesk Fusion 360 é uma ferramenta CAD, CAM e CAE baseada em nuvem para desenvolvimento colaborativo de produtos. Essa solução Autodesk combina modelagem orgânica fácil e rápida com modelagem paramétrica precisa para ajudá-lo a criar modelos fabricáveis.
O mais interessante sobre o Autodesk Fusion 360, ao meu ver, é justamente sua capacidade de conectar e integrar todo um processo de desenvolvimento de produtos e projetos, em primeiro momento é possível trabalhar no intuito de modelar e criar seu design. Explorar novas ideias e métodos de fabricação a partir da otimização de seu design, com ferramentas de Design Generativo, um tema muito pertinente que quero falar mais em breve num próximo artigo.
![autodesk-fusion](/imagens/site/blog/96/fusion360_logo.png)
Uma vez que seus designs são salvos em nuvem e compartilhados com sua equipe, é possível criar e trabalhar de forma colaborativa com um desenvolvimento mais ágil e dessa forma elevar sua produtividade. Valide seus desenvolvimentos por meio de montagens, estudo de juntas e movimentos e simulações completas.
Além das otimizações e possibilidade de trabalho colaborativo, nós sabemos que você pode ter o melhor produto do mundo, mas se não souber posicioná-lo, comunicá-lo e vendê-lo, ele permanecerá na prateleira. Através do Fusion 360, ainda é possível comunicar seu produto por meio de renderizações e animações fotorrealistas.
Finalmente, você poderá decidir o método de fabricação e imprimir seu modelo em uma impressora 3D ou definir um processo de manufatura CNC, como: Fresamento, Torneamento ou então corte em máquina 2 eixos, como: plasma, laser ou jato d’água; e gerar um caminho de ferramenta e um código de fabricação.
Estratégias para Projetos & Modelagem 3D
O Fusion 360, assim como outras soluções Autodesk, como o Inventor Professional, possibilita modelagens paramétricas, partindo de formatos geométricos definidos, porém, tendo em vista também alguns adereços relacionados a modelagens avançadas, traz em seu banco de dados recursos específicos para estratégias de modelagem avançadas, como, por exemplo modelagem T-Spline (formas livres).
Estas são capazes de criar formas orgânicas com uma abordagem simples e exploratória, possibilitando também criar trabalhos desenvolvimento de aproveitamento de malhas, de um escaneamento 3D, por exemplo, para tratar da criação de uma prótese ou modelagem adaptativa com base em uma malha escaneada.
![Autodesk-Fusion](/imagens/site/blog/96/imagem-1.png)
Validação dos produtos através de Análises por Elementos Finitos – FEA
Cada vez mais nossos modelos CAD param de apenas representar um modelo a ser fabricado e passam a se tornar um modelo de informação pré-fabricação, mais rico em dados a cada evolução/atualização.
Não é possível prever o futuro, mas sabemos que estamos caminhando para uma indústria, onde cada vez mais a riqueza das empresas passa a ser os dados, e através do levantamento, combinação e análise desses dados, podemos prever o comportamento dos nossos designs e montagens através da simulação e análise de elementos finitos (FEA), que nos proporciona uma integração com o usuário para fazer as validações estruturais de um componente.
Propondo então, que a gente crie referências de estudo, a partir da inserção de carregamentos, restrições estruturais e sentidos de esforço à que aquele design será submetido, bem como o material no qual será fabricado. Com estes dados, é possível gerar uma malha para análise e nela poderemos prever as regiões submetidas a maiores tensões e esforços.
Assim, através da análise FEA é possível validar um design ou identificar sua necessidade de alteração, alinhando o proposito do projeto com as condições operacionais a qual será submetido.
Se liga nesse caso de sucesso: SRAM e Autodesk mostram prévia do que serão os pedivelas do futuro →
![Autodesk-Fusion](/imagens/site/blog/96/imagem-2.png)
Tipos de simulação de elementos finitos dentro do Autodesk Fusion 360
As análises FEA do Fusion 360, presente na estratégia de negócios a Autodesk, são ferramentas de validação que ajudam a entender o desempenho de um projeto sob determinadas condições. Essas análises podem ser simples ou complexas, sendo que algumas delas estão disponíveis sem nenhum custo adicional, se rodadas localmente, e outras através de consumo de Cloud Credits.
Tem interesse em saber mais sobre os tipos de simulação disponíveis no Fusion 360? Segue o link →
![Autodesk-Fusion](/imagens/site/blog/96/imagem-3.png)
Interação com manufatura assistida – CAM
Outro recurso de extrema importância, quando o assunto é fabricação, é o ambiente Manufacture do Fusion 360, que nos permite fluxos de trabalho poderosos de usinagem. Nele existe a possibilidade de criar torneamentos básicos ou com ferramenta acionada, fresamento em máquinas 3 eixos ou multi-eixos, com estratégias tanto simultâneas quanto posicionais, estratégias de usinagem em máquinas de corte 2 eixos (Plasma, Laser ou Jato d’água) e até mesmo manufatura aditiva em polímeros, resina ou metais. Que será o assunto do próximo tópico.
Observação: Vale lembrar que os recursos de manufatura aditiva em metais (MPBF) e simulação de comportamento e processo para este processo, está disponível apenas na extensão de manufatura do Fusion 360.
![Autodesk-Fusion](/imagens/site/blog/96/imagem-4.png)
Além dos processos em si, neste ambiente é possível realizar simulação de material bruto, verificação de colisão, colorização de blank, marcadores de posição e estatísticas de usinagem. Possibilitando um fluxo de trabalho completo para desenvolvimento de suas estratégias de usinagem, de simulações ao pós-processamento e geração de código de programação.
Uma das novidades, recentemente implementadas no Fusion 360 também é a simulação de máquina, visando um processo mais claro de simulação de movimentos e comportamento de máquina, por enquanto disponível apenas no ambiente de fresamento, para as máquinas com o recurso disponível.
![autodesk-fusion](/imagens/site/blog/96/imagem-5.png)
Após criar uma estratégia de manufatura é possível ainda gerar seu código NC, que será lido, interpretado e executado pelas máquinas em questão, para isso então precisaremos de um pós-processador, que será o responsável pela interpretação dos dados de caminhos de ferramenta gerados no software direto na máquina que irá executar o processo, a Autodesk disponibiliza uma biblioteca Open Source, com mais de 100 pós-processadores dos principais fabricantes, visando que seus usuários possam acessá-los a qualquer momento de forma gratuita.
Link biblioteca de pós-processadores Autodesk → https://cam.autodesk.com/hsmposts
O trabalho com a manufatura aditiva – Impressão 3D
Como mencionamos no tópico anterior o Fusion 360, também permite configurações para trabalhos com manufatura aditiva, assim sendo considerado também um software fatiador para executar o processo de impressão 3D posteriormente, o que poucas pessoas sabem é de sua interoperabilidade com o software Netfabb que possibilita fluxos mais robustos de configurações aditivas, podendo inclusive trabalhar com configurações mais avançada para a criação estrutura de suportes e apoios para peças, estruturas mais complexas do tipo trabeculado.
Legenda: Manufatura Aditiva em metais, com adoção do processo de Fusão de Metal em Leito de Pó (MPBF).
Um dos recursos mais inovadores e que vem revolucionando a indústria, dentro do Netfabb é a possibilidade de reestruturar um modelo para que sua estrutura interna tenha igual ou maior rigidez, com menor volume de material consumido, e dessa forma obter peças com maior resistência mecânica, mais leves e com desempenho e funcionamento otimizados, aumentando o tempo de vida do design em questão.
Que tal um vídeo sobre a SRAM para entender ainda mais do trabalho deles com o Fusion 360? →
![autodesk-fusion](/imagens/site/blog/96/imagem-8.png)
Gostou? Nossos especialistas técnicos estão à disposição para realizar uma apresentação técnica exclusiva para sua empresa e equipe! Conte conosco para esclarecer todas as dúvidas, para o agendamento de reuniões e alinhamento das possibilidades.
Perdeu o webinar ao vivo? Não se preocupe, nós gravamos para você poder assistir quando quiser! →