Eventos, Manufatura

Tempo de leitura: 3 minutos

Criação de Assets no Autodesk Factory Design Utilities

João Pirotta • Criado em: 30/06/2020 16:41 • Atualizado em: 22/12/2022 11:19


Veja como funciona a importação de modelos CAD não nativos do Autodesk Inventor para o ambiente do Factory Design Utilities e saiba como extrair uma lista de material com todos os componentes de seu layout.

 

Empresas que trabalham com elaboração de layout utilizando alguma solução 2D, sabem que o processo de posicionar blocos e rebatimento de vistas, demanda muito tempo da atividade de um desenhista, projetista ou engenheiro, além de ser uma tarefa repetitiva e sujeito a muito erros. 

Além desta atividade demandar muito tempo, os blocos (Assets) que são utilizados nesse processo, nem sempre apresentam exatamente a forma geométrica 2D da máquina ou equipamento que devem ser posicionados e representados em um determinado layout. 

Em alguns casos, esses blocos são representados por geometrias simples como; quadrados, retângulos ou círculos e o posicionamento de geometrias relativamente simples, podem ocasionar conflitos de dimensionamento, com alvenaria, elétrica ou hidráulica, por exemplo.

A Product Design & Manufacturing Collection inclui a solução Autodesk Factory Design Utilities, o que permite trabalhar com o Autodesk Process Analysis, Autodesk AutoCAD (Architecture, Mechanical ou MEP), Autodesk Inventor e Autodesk Navisworks Manage, totalmente integrado e sincronizados. 

Quer saber mais sobre a Product Design & Manufacturing Collection? Confira este artigo →

 

Imagem da biblioteca de Assets do Factory Desing Utilities
Conseguimos ser mais produtivos com o desenvolvimento de projetos de layout fabril utilizando o Autodesk Factory Design Utilities. Pois, essa aplicação disponibiliza uma biblioteca de Assets com várias máquinas e equipamentos de processos que podem ser utilizados em 2D e 3D.
Imagem da comparação do projeto simplificado no Autodesk Factory Design Utilities
O projeto executivo desenvolvido pela engenharia de produto pode ser reutilizado pela equipe de layout. E uma vez em que aplicado as boas práticas de trabalho com simplificações, é possível ter a montagem derivada em uma única peça. Isso facilita o posicionamento de um Asset e obtém maior ganho de desempenho.

 

Imagem da lista de material do Autodesk Factory Design Utilities
Utilizando o Autodesk Inventor Professional é possível extrair listas de materiais automaticamente com alto grau de confiabilidade, sem contar que o rebatimento de vistas e geração de cortes, podem ser desenvolvidos em apenas alguns segundos. Além de ser a solução ideal para trabalhar com criação de Assets.

 

Saiba mais

 

O webinar da MAPData Criação de assets no Autodesk Factory Design Utilities apresentou boas práticas de trabalho com a ferramenta. Acesse a gravação no link abaixo e confira!

 

Neste webinar você verá:

 

  • Posicionamento do produto;
  • Interface de trabalho;
  • Biblioteca de assets paramétricos e conectores magnéticos;
  • Sincronismo entre AutoCAD x Inventor;
  • Utilizando AnyCAD Inventor para importar Assets de outras soluções CAD;
  • Simplificação de montagens;
  • Detalhamento.

 

 

 

TAGS: assets ativos autodesk autodesk factory design utilities blocos factory design utilities WEBINAR webinar gratuito
Foto autor

João Pirotta

É especialista técnico em manufatura e Design de produtos Autodesk. Graduado em Ciência da Computação e Técnico em Processos de Fabricação Mecânica.




É necessário estar logado para realizar um comentário. Logar

Comentários:
Logo MAPData
Copyright © 2024 MAPData - Revendedor Autorizado Autodesk, Microsoft e Adobe. Todos os direitos reservados.