Arquitetura, Engenharia e Construção
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Autodesk Build: a tecnologia de Gerenciamento e Acompanhamento de Obras no BIM
Dando continuidade a coletânea de conteúdos que estamos comprometidos em repassar aos nossos clientes e interessados em tendências tecnológicas do mundo da construção civil em ambiente comum de dados, trataremos este artigo focado no Autodesk Build, que é um dos produtos presentes na Autodesk Construction Cloud.
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Vivemos um momento em que há pouco espaço para erros e desperdícios em uma condição cada vez mais competitiva e de grande concorrência. A indústria da construção vem se transformando e encontrando maneiras de melhorar o fluxo de trabalho em meio a tantas informações acessíveis. Ao mesmo tempo, a tolerância a erros de projeto vem diminuindo, o que faz as empresas buscarem alternativas eficientes que propiciem melhor comunicação entre o escritório e o campo.
É preciso encontrar maneiras para formar uma conexão mais ampla entre esses dois pontos, para que se tenha menos risco de erros na execução dos projetos e menos retrabalhos. Isso está diretamente relacionado ao sucesso do setor.
Com este propósito em inovar proporcionando um fluxo contínuo entre trabalho e equipe, a Autodesk posiciona a Autodesk Construction Cloud, incluindo o Autodesk Build nesse portfólio.
O Autodesk Build une o melhor da solução de colaboração de campo, PlanGrid, e software de gerenciamento de projeto, com novas funcionalidades adicionais para conectar dados, fluxos de trabalho e equipes, desde o projeto até as operações.
É possível manter integrada toda a equipe de execução em campo e gerenciamento de projetos, resultando em uma perfeita colaboração e entrega da obra nos quesitos prazo e orçamento previstos. Isso é um enorme avanço, pois hoje é muito comum encontrarmos meios informais de comunicação nas obras, como o WhatsApp, dificultando a rastreabilidade das informações e a perda desse histórico.
Veja agora as principais funcionalidades do Autodesk Build:
- RFIs – Gestão de informação: Fluxo de informações complementares ao projeto. Uma vez que seja preciso consultar, discutir ou alterar informações complementares, isso pode ser realizado através dos RFIs. Ambiente que proporciona a otimização dos fluxos de trabalho e reduz o risco de perda de dados. As RFIs também é acessível através do aplicativo, o que facilita bastante o acesso pelos dispositivos móveis, como smartphones e tablets;
- Submittals – É um fluxo de pré-fabricação, onde são realizadas discussões sobre as tomadas de decisão de um determinado assunto antes da execução do projeto ser iniciado. Isso evita problemas identificados durante o trabalho. Após todas as questões definidas e aprovadas, é iniciado o projeto. E isso é possível porque no fluxo de informações podem estar presentes, por exemplo, o arquiteto, gerente da obra, marceneiro e proprietário dentro de em um mesmo núcleo de informações;
- Atas de reuniões – Planeje, gerencie e acompanhe as reuniões que são feitas, mantendo um histórico organizado e visível de todos os registros;
- Registros diários – Nada mais é do que o próprio diário de obras, muito comuns no modelo tradicional de serem executados a mão ou no próprio Excel. Com a plataforma, você consegue cadastrar o endereço da obra e buscar informações do clima da região e características do dia. Se está previsto que irá chover, por exemplo. Também é possível identificar as equipes que estão presentes naquele dia e os turnos, gerando relatórios diários.
Ambiente que proporciona centralização de custos e atividades: neste ponto é importante frisar que o Autodesk Build não substitui o ERP. Uma vez feito todo o seu orçamento, deve-se trazer para dentro da plataforma, onde é feita toda a gestão dos custos. Além disso:
- Criação de orçamento e administração de contratos – Adicione o número do contrato e liste todas as despesas que estão vinculadas aquele contrato. A partir dos pagamentos realizados e registrados, é possível obter um o balanço contábil assertivo. Este acompanhamento é feito direto na plataforma;
- Solicitações de alteração – Fluxo de change orders todo rastreável e personalizado diretamente na plataforma. Quando é solicitado uma mudança potencial de projeto, vincule ou crie um PCO a partir de um RFI. Os pedidos de alteração podem ser do proprietário ou do fornecedor, por exemplo;
- Registro de pagamentos e despesas – Crie e registre na plataforma todos os pagamentos e despesas de proprietários e fornecedores e conecte pagamentos a contratos. Desse modo o rastreio dos pagamentos concluídos ou pendentes é acessível e é possível gerar tabelas de resumos detalhadas, fornecendo uma visão precisa da saúde financeira de cada projeto;
- Previsão de custos – Uma vez que sejam definidas as atividades a serem desempenhadas, é possível atrelar a cada atividade os custos baseados nos contratos inseridos na plataforma, contribuindo para visibilidade da previsão dos custos com precisão, como mostra a imagem abaixo.
Gerencie a qualidade de qualquer dispositivo e em qualquer lugar:
- Planejamento da qualidade – Crie listas de verificação, mais conhecidas como checklists, do zero ou importe formulários PDFs que já estejam prontos;
- Qualidade assegurada/qualidade controlada – Registre problemas e atribua proprietários para uma resolução mais rápida. Rastreie os status desses problemas para uma inspeção final. Também pode-se adicionar fotos ou comentários para resolução de problemas comuns;
- Identificação dos problemas – Crie, visualize e edite problemas em um registro unificado, e desse modo, mantenha os projetos em andamento com gerenciamento centralizado destes;
- Gestão dos problemas – Ambiente próprio para registro da natureza dos problemas identificados (possível adicionar categorias personalizadas de problemas), os status de cada um deles, para quem foi atribuído e a data de vencimento para resolução daquela causa;
- Lista de pendências – Identifique e corrija erros mais rapidamente com lista de pendências móveis, antes do fechamento do projeto como um todo.
Gestão de segurança robusta:
- Planejamento de segurança – Comunique os padrões de segurança entre o campo e o escritório com listas de verificação, criando e executando planos de segurança padronizados para seus projetos. Capture causas raiz de incidentes de segurança para garantir que não aconteçam novamente;
- Inspeção de segurança – Através de listas de verificação de segurança que podem ser criadas do zero ou importados formulários PDFs, acompanhe e registre problemas atribuindo a proprietários, de modo a melhorar a segurança no canteiro por meio dessas inspeções e resolvendo as tribulações de forma mais rápida;
- Treinamento de segurança – Crie e registre reuniões para repassar informações quanto a normas e itens de segurança para a obra;
- Observações de segurança – Equipe e capacite os times para monitorar a segurança no campo, atribuindo todos os registros a plataforma para a resolução dos problemas mais rápido.
Encerramento eficiente do projeto:
- Comissionamento – Entregue uma documentação de encerramento de projeto eficiente e organizada para satisfazer as necessidades dos clientes;
- Documentação de turnover – Organize os documentos por pastas para baixar facilmente o registro mais atualizado e criar uma cópia impressa do projeto para entregar ao cliente;
- As-builts rápidos e completos – Gere as-builts para permitir operações e gerenciamento de instalações eficientes, incluindo a exportação de desenhos, modelos, documentos e fotos.
Aproveite o poder de seus dados para tomar decisões melhores e mais rápidas:
- Dashboards – Visão holística dos projetos com painéis personalizáveis. Analise os dados de um único projeto ou entre projetos para obter uma visão mais ampla do desempenho de toda a empresa;
- Relatórios – Possível emitir diversos relatórios críticos e automatizados de construção;
- Dados conectados – Extraia rapidamente os dados de todos os projetos e fluxos de trabalho e automatize o processo com extração programada. Desse modo, você consegue posteriormente manipular esses dados para fazer uma análise mais sofisticada sobre determinado parâmetro;
- Construction IQ – Inteligência artificial da Construction Cloud que permite uma análise de riscos a partir dos RFIs cadastrados.
Conclusão
Mais do que unificar os dados e facilitar seu gerenciamento em uma plataforma dinâmica e intuitiva, o Autodesk Build unifica o fluxo de trabalho, proporcionando melhor comunicação entre as pessoas envolvidas. Ele elimina barreiras e cria verdadeiras pontes de comunicação.
É muito importante criar um histórico, ter controle das informações do projeto e as que são geradas durante seu percurso, para se obter um repositório eficiente, almejando sempre a evolução dentro de sua empresa e alcançando o tão desejado diferencial no mercado.
Com esta poderosa plataforma, é possível obter impacto de sucesso para criar melhores relacionamentos entre o proprietário e a equipe de construção.
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