Por definição, um drone é “um veículo aéreo não tripulado, também conhecido como aeronave remotamente pilotada” ou ainda drone é “todo e qualquer tipo de aeronave que pode ser controlada nos 3 eixos e que não necessite de pilotos embarcados para ser guiada”.
É muito comum em aplicações topográficas o levantamento em campo, com teodolitos, estacas e a famosa prancheta para anotação das medições. É um processo que leva no mínimo entre 2 a 3 semanas dependendo do tamanho do terreno.
Hoje, com o uso de drones, essa prática é muito mais rápida, facilitada e igualmente precisa, pois a tecnologia sobrevoa a região com a qual queremos extrair as informações necessárias para o projeto e armazena essas informações que deverão ser modeladas posteriormente nos softwares através de uma nuvem de pontos.
O mais interessante é que eles conseguem capturar imagens de ângulos diversos, impossíveis muitas vezes de serem acessados, o que permite maior captura de imagens proporcionadas por esse equipamento tão poderoso na construção civil.
Essa prática de capturar imagens sobrepostas a partir do drones e transformá-las em modelos digitais 2D ou 3D, chama-se fotogrametria.
Confira mais informações da Autodesk sobre fotogrametria neste link →
Integração de drones e a Autodesk AEC Collection
Já vimos que, de fato, o drone facilita muito o levantamento das informações por imagens capturadas e transformadas em fotogrametria. Mas para que essa aplicação faça ainda mais sentido, é preciso uni-la a softwares que tenham a capacidade de trazer essas imagens e incorporá-las ao projeto, dando de fato vida ao mesmo e com possibilidades de modelagem. É aí que entra as ferramentas da AEC Collection ou Architecture, Engineering & Construction Collection.
Não deixe de conferir o artigo atualizado sobre a AEC Collection neste link →
Usando o Recap Pro que é a solução Autodesk cloud-connected customizada para fluxos de trabalho de captura de fotos por drone/UAV, você pode criar malhas, nuvens de pontos com geolocalização e visualizações ortográficas de alta resolução com mapas de elevação.
A partir de então, você tem as informações em 3D com uso da geolocalização e pode trazer para dentro dos softwares como o Autodesk Infraworks que proporciona os estudos de viabilidade dos projetos e a visualização real da região, muito importante para aprovação na prefeitura. Software como o Autodesk Civil 3D para maior grau de detalhamento na execução dos projetos de infraestrutura ou até mesmo o Autodesk Revit para modelagem 3D dos projetos de edificações.
Realmente há inúmeras possiblidades de se obter projetos, desde que extraímos as informações das capturas de imagens realistas trazidas pelos drones. O fluxo de trabalho vai depender realmente das aplicações, o mais importante é o usuário saber que existe essa tecnologia de prontidão completamente compatível com o uso dos drones.
Esta é a tecnologia capaz de otimizar o tempo, reduzir custos e aceleração dos resultados. Mas como a MAPData pode auxiliar na utilização, implantação e integração do Recap Pro na sua empresa?