Utilizar imagens de bancos de imagens, sejam eles gratuitos ou pagos, é um facilitador gigantesco no mundo do marketing, campanhas digitais e impressas, por outro lado, pode ser um dificultador caso a aplicação dos ativos esteja errada e o dono das imagens perceba. No caso da Adobe, o banco de imagens que temos disponível é o Adobe Stock.
Para dar continuidade a leitura, vale apontar algumas características e definições do recente webinar MAPData: Banco de Imagens e seus Diferentes Ativos.
O primeiro ponto é: “O que se define por ativo?”
Nem todos sabem, mas ativos são todos os arquivos oferecidos pelo Banco de Imagem, que podem ser imagens, vídeos, áudios, modelos 3D, modelos prontos (Photoshop, Premiere e After Effects), vídeos ou até mesmo ilustrações.
Segundo ponto: “O que são Royalties?”
Royalty é uma palavra de origem inglesa que se refere a uma importância cobrada pelo proprietário de uma patente de produto, processo de produção, marca, entre outros, ou pelo autor de uma obra, para permitir seu uso ou comercialização.
Fonte: Agência Senado.
Agora que estamos alinhados com os principais pontos do webinar, vamos ao que interessa!
Em 17/08/2021, a MAPData realizou um webinar para sanar as principais dúvidas sobre problemas de Royalties, como decidir quais tipos de licença de bancos de imagem utilizar, onde utilizá-los, e utilizar sistemas integrados nativamente aos softwares criativos mais famosos do mundo, como, por exemplo, o Adobe Photoshop.
Resolvendo os principais problemas de royalties
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Fonte: Adobe Stock.
Tudo precisa ser bem estabelecido pelo fornecedor das imagens, pois de nada adianta adquirir uma imagem de um banco de imagens e este não deixar claro as devidas regras. Mas facilitamos para você aqui nesta postagem e no webinar!
Foque nos seguintes pontos:
– Local de utilização: Onde você pode utilizar o ativo?
– Alteração de imagem: Você tem o direito de editar/cortar/recolorir (são exemplos de alterações) os ativos?
– Passar das limitações da imagem: Tudo hoje em dia tem um limite, inclusive no número de vezes que o ativo foi publicado, impresso e até mesmo visualizado.
– Distribuir em nome do autor: Não é porque você pagou que a imagem é sua para revender! Existem licenças específicas para esse tipo de ação, então tenha muito cuidado!
Decidir quais tipos de licença de imagem utilizar
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Existem diversos tipos de licenças de ativos nos Bancos de Imagens, e é muito importante você saber todos os pontos anteriores antes de adquirir alguma licença, pois algumas licenças limitam até a quantidade de “views” (visualizações) do ativo, impedindo também de inserir o ativo com ligação ao produto final!
Entendendo onde e como utilizar os ativos
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Fonte: Adobe Stock.
Um ativo pode estar presente em uma embalagem, postagem de redes sociais, blog, vídeo do YouTube, em um filme e até mesmo em um documentário ou jornal da tarde, mas muita atenção! Cada um desses veículos tem uma licença diferente para o uso, com valores diferentes, assim como suas utilizações/limitações.
Recomendamos que assista na íntegra o nosso webinar Banco de Imagens e seus Diferentes Ativos, onde listamos as principais diferenças em cada tipo de ativo do nosso principal parceiro criativo e líder de mercado, o Adobe Stock, que contém uma variedade gigantesca de ativos prontos para utilização.
Sistemas integrados nativamente aos Apps da Adobe
Nada melhor do que poder testar antes de comprar. Alguns ativos parecem perfeitos em nossa mente criativa, mas nem sempre acabam sendo utilizados, gerando gastos excessivos para a empresa/artista, o Adobe Stock já está integrado aos programas da Adobe Creative Cloud através das “Libraries” (Bibliotecas).
Esta ferramenta torna possível a pesquisa direto do software, podendo aplicar a imagem teste direto em suas artes, mas a melhor parte é: Você não precisa realocar a imagem adquirida posteriormente ao teste, você pode ativar a licença diretamente do programa, no qual fará a substituição automática para você!
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Quer saber todas as diferenças e como utilizar as integrações nativas do Adobe Stock?