A Engetower é uma empresa especializada no desenvolvimento de projetos de torres para linhas de transmissão e distribuição de energia elétrica. Fundada em 1995, está sediada em Belo Horizonte – Minas Gerais, tendo alcançado o patamar de referência no setor elétrico nacional, apresentando em seu portfólio cerca de 2500 projetos desenvolvidos para mais de 500 clientes.
Pautada em processos inovadores, em 2015 a Engetower iniciou o processo de implantação do conceito BIM através da realização de intensas pesquisas e testes em tecnologia e softwares de modelagem 3D específicas para projetos de estrutura metálica, buscando uma solução que integrasse recursos compatíveis às particularidades dos projetos de torres para linhas de transmissão.
Neste processo de descoberta, a Engetower contou com o apoio da Autodesk para diagnóstico da demanda, nela foram apresentados ao Advance Steel – que permitiria customizações e adaptações necessárias através da API aberta do AutoCAD. Ainda em 2016, realizaram o primeiro investimento na solução.
Projeto realizado pela Engetower.
Após a aquisição desta primeira licença, Engetower aderiu ao Autodesk Developer Network (ADN), para evoluírem gradativamente com as customizações no software, dedicando uma equipe de especialistas e desenvolvedores na criação de um aplicativo para automações na modelagem 3D das torres.
Da união das soluções Autodesk e aplicações do time Engetower, o Hefesto foi criado. Este sistema é composto por centenas de funções para inserção e posicionamento inteligente e automatizado de peças no modelo, meios para integração automática e importação de informações de programas de análise estrutural, rotinas que realizam milhares de verificações automáticas do modelo quanto ao atendimento de normas técnicas e especificações de engenharia, ferramentas para geração automática de desenhos 2D e arquivos de entrada para máquinas CNC. O Hefesto funciona de maneira integrada ao Autodesk Advance Steel, de forma que, com poucos comandos, o projetista insere as peças no modelo automaticamente conforme as especificações de Engenharia, como perfil das cantoneiras e quantidade e diâmetro de parafusos adequados.
A Implantação BIM estimulou e possibilitou que houvesse a otimização no gerenciamento dos projetos em 3D através do desenvolvimento de uma plataforma Web baseada no Forge – atual Autodesk Platform Services/APS. Esta aplicação recebeu o nome de Engeviewer, que inclui um conjunto de ferramentas personalizadas, que possibilitam o gerenciamento e controle dos projetos pela equipe da Engetower, além do acesso e visualização interativa aos clientes. Para tal, utilizou-se três APIs do Forge: Model Derivative, Design Automation e Viewer.
A incorporação dos novos fluxos de trabalho na operação da Engetower, evidenciou que em virtude da especificidade dos projetos, não há no mercado uma solução com recursos nativos que atenda de forma integral as necessidades para modelagem das torres. Todavia, o sucesso obtido após a incorporação da Modelagem de Informação da Construção/BIM através do Advance Steel, somado às customizações realizadas, consolidou o trabalho da Engetower como um expoente no setor.
Projeto realizado pela Engetower.
As ferramentas customizadas pela equipe tornaram o processo de modelagem 3D das torres extremamente eficientes, ágeis e confiáveis, viabilizando a sua adoção efetiva na elaboração dos projetos, consolidando a Engetower como única empresa de projeto de torres no Brasil que efetivamente desenvolve os projetos totalmente em 3D.
Em análises internas que resultaram em uma pesquisa internacional, houve a constatação de que não há outra empresa com níveis de maturidade obtidos pela Engetower em projetos BIM para estruturas no setor de OHTL (Overhead Transmission Line).
Com a implementação das soluções Autodesk, o sistema BIM da Engetower, que é constituído pelo Hefesto + Engeviewer, ferramenta que demandou milhares de horas de desenvolvimento dos especialistas da Engetower e hoje possui um total de 344.152 linhas de código de programação - consolidou-se como uma importante ferramenta interna que vai muito além da gestão de dados, mas agrega ferramentas tecnológicas, recursos e habilidades técnicas de engenheiros e projetistas que juntos estabeleceram uma solução BIM completa e inédita para projetos de torres para linhas de transmissão, constituindo um processo linear totalmente coordenado, do projeto à fábrica.
A intensa dedicação e aprofundamento na solução Advance Steel permitiu ao time Engetower contribuir com processos de correções e melhorias de códigos do repositório open source do plugin Dynamo para o Advance Steel a convite da Autodesk.
Projeto realizado pela Engetower.
A Engetower estabeleceu em seu sistema BIM que é constituído pelo Hefesto junto a plataforma Engeviewer, uma solução arrojada que oferta ao mercado de torres e linhas de transmissão, entregas completas por meio da transformação digital, atendendo demandas inerentes as funcionalidades de robustos empreendimentos como Projeto, Fabricação, Construção e Manutenção.
Com anos de estudo e investimento consistente em tecnologia, a Engetower consolidou os processos BIM através do know-how da equipe no ecossistema Autodesk, com destaque para o Advance Steel e Forge, tornando o Hefesto e Engeviewer ferramentas maduras para o atendimento do mercado de transmissão de energia.