Fundada em 1951 a Martin Sprocket, está sediada em Artur Nogueira, interior do estado de São Paulo. Ao longo dos anos com a expertise desenvolvida e ampliação do corpo técnico, expandiu os negócios para os ramos de usinagem, fabricação, forja, fundição, tecnologia e sinterização de metais e plástico usinado em componentes de Transmissão de Potência, Transporte de Materiais e Ferramentas de Mão.
Em sua filosofia a Martin visa a condução de negócios de qualidade com entregas de excelência por meio de um atendimento ágil e completo. Neste sentido, oferta serviços que combinam a vantagem da planta completa com fabricação e a força de seus distribuidores. A soma destes fatores elencou a Martin como líder nacional no mercado industrial.
Dentre os diferenciais, apresenta aos clientes entregas rápidas em peças de fabricação especial e alterados, consolidando-se como a única empresa que mantém as operações em movimento reduzindo os tempos de inatividade. Objetivando resultados ainda mais expressivos nas linhas de produção e visando o aprimoramento de todos os recursos envolvidos de forma integral, buscou no mercado de softwares soluções compatíveis com a tecnologia empregada em seu método de trabalho.
A fim de revolucionar o processo de design e fabricação de chapas metálicas, migrando de um método de operação manual de exportação de chapas para uma metodologia eficiente, precisa, altamente produtiva e automatizada, a equipe de engenharia Martin consultou a MAPData para implementação de uma solução customizada cuja integração ocorresse de forma fluida sem grandes impactos nos processos em desenvolvimento.
Entre os desafios da Martin para a transformação no processo produtivo, houve o trabalho aplicado em quatro quesitos essenciais, sendo eles, a automatização de todo o processo de exportação de chapas planificadas, a criação de nomenclaturas precisa para as chapas com base nas informações de cada modelo, a redução significativa no tempo de elaboração durante a etapa de operação manual, e por final, a redução expressiva de erros humanos, estabelecendo uma precisão na nomenclatura das chapas.
Diante dos objetivos apresentados e pautados nas características do cliente, houve a indicação da ferramenta Autodesk Inventor Professional. Por meio da API desta solução, a equipe técnica MAPData desenvolveu e implementou o recurso de forma personalizada.
A ação foi constituída com script customizado, no qual automatizou a exportação de chapas metálicas cuja base utilizou os modelos do Autodesk Inventor Professional.
No projeto, outro importante recurso foi a integração de informações do modelo para gerar automaticamente uma nomenclatura precisa para cada chapa. Com os ajustes inseridos nas etapas iniciais, por consequência viabilizou-se a automatização de todo o fluxo, possibilitando a produção de montagens complexas com um número elevado de chapas.
A interação com Autodesk Inventor Professional atuou de forma a permitir que todos os funcionários pudessem comandar a execução dos fluxos da operação com apenas um clique, economizando tempo e esforço de todo o time.
A partir da incorporação da nova metodologia, a produção no design de chapas metálicas, apresentou uma notável otimização na operação de exportação das unidades de chapas, registrando uma expressiva redução do tempo.
No método de operação manual, o tempo médio de exportação de uma chapa era de 30 segundos, com o emprego da API neste mesmo período é possível exportar 25 chapas, registrando uma otimização de 96%, ação realizada com extrema precisão, sem erros humanos, com nomenclaturas corretas, superando os padrões de qualidade estabelecidos pela Martin.
Após o período de três meses o time de engenharia constatou elevados índices na produtividade geral, tal fato permitiu aos profissionais uma atuação centrada em tarefas estratégicas de planejamento e criativas para o design e engenharia. Outro fator de grande relevância obtido, foram os feedbacks dos clientes, que em suas avaliações pontuaram ótimas satisfações em decorrência das entregas apresentarem um tempo menor de espera e produtos com ainda mais qualidade.
Os resultados obtidos pela Martin Sprocket com o apoio da MAPData demonstram como a automação personalizada via aplicação da API Autodesk Inventor Professional pode impactar significativamente em diversos elementos e fluxos de produção. Ao entender os desafios do cliente e desenvolver uma solução eficaz, há a melhora na eficiência, redução de erros e expressivo aumento na produtividade. A aplicabilidade via API do Autodesk Inventor Professional é um exemplo de como a tecnologia pode impulsionar o sucesso nos setores de design e engenharia.