Fundada em 2009 na cidade de Vitória, Espírito Santo a Pátria atua no setor nacional de engenharia e gerenciamento de plantas industriais, ofertando serviços e soluções de qualidade e segurança nos segmentos de siderurgia, mineração, logística, energia, óleo e gás, petróleo, fertilizantes e celulose.
Com inúmeros projetos de grande impacto no setor industrial, busca de forma contínua ferramentas e sistemas que asseguraram respostas mais ágeis e assertivas diante do dia a dia operacional e de gestão inerentes deste setor.
Entre os desafios da Pátria, destacam-se os projetos para cenários de combate a incêndio em unidades industriais, uma situação crítica que apresenta grande risco à operação, a vida dos funcionários e à comunidade do entorno. Neste contexto a Pátria buscou no portfólio Autodesk uma solução que se integrasse de forma fluida aos sistemas de controle adotados nas empresas, facilitando a checagem de dados, aprimorando o monitoramento em tempo real.
Durante o processo de desenvolvimento de projetos de incêndio, constata-se durante a fase de estudo, que em grande parte das unidades industriais não há uma troca de informações entre os times de operações, controle e combate a incêndio, que responde apenas quando um foco de incêndio já instalado é comunicado. Nesta condição a equipe de desenvolvimento da Pátria estabeleceu um sistema que integra os dados de monitoramento em tempo real do centro de controle da refinaria com o setor de combate a incêndio, viabilizando respostas imediatas em qualquer situação de risco que possa ocorrer nas instalações ou no seu entorno.
Em um caso de incêndio a equipe responsável pelo pronto atendimento não possui de imediato todos os dados sobre o cenário, equipamentos, conteúdo dos tanques, ou mesmo se existe ou não alguma operação em andamento. Por outro lado, a obtenção dessas informações requer um tempo de resposta, período que pode ser a diferença entre a possibilidade de controlar uma situação de acidente ou não.
Por meio do sistema desenvolvido pela Pátria ocorre a unificação das informações de sensores e monitoramento existentes nas refinarias (antes disponíveis somente a central de controle) junto das informações da equipe de combate a incêndio, gerando um panorama crítico do cenário, com dados em tempo real que possibilitam uma resposta equivalente aos diferentes casos de acidentes.
Importante destacar que o detalhamento aprimorado dos diferentes ambientes obtidos via sistema desenvolvido pela Pátria, entrega aos profissionais das unidades industriais mais controle, segurança e um menor tempo de resposta da equipe de pronto atendimento.
O monitoramento gerado pelo sistema não se restringe a ações de urgência e emergência, mas um dispositivo que agrega na rotina, possibilitando o acompanhamento das operações em andamento ou situações que podem oferecer riscos de acidente, como altas temperaturas, transporte de materiais infláveis e verificação de padrões.
Para a consolidação do sistema de monitoramento os profissionais da gerência de desenvolvimento de produtos da Pátria, assíduos utilizadores das soluções Autodesk, buscaram na fabricante uma ferramenta de coordenação que utilizasse plantas em modelos 3D, visando a conexão de equipes e cujos dados do projeto apresentassem informações atualizadas em tempo real.
A solução Pátria para monitoramento foi desenvolvida utilizando a base de documentação 3D do cliente, a documentação 2D armazenada no GED (Gerenciamento Eletrônico de Documentos) e os dados de monitoramento existentes nas unidades industriais.
O sistema foi utilizado em uma unidade de refino da Petrobras utilizando a interface do Navisworks para a integração entre a documentação e dados mutáveis, houve a apresentação em tempo real de todos os ambientes relacionadas à refinaria, com rico detalhes sobre equipamentos, operações em andamento, entre outros.
No histórico das refinarias as situações envolvendo ocorrência de incêndio, apresentam protocolos para assegurar a identificação dos materiais envolvidos. A equipe de combate a incêndio, solicitava aos operadores de forma remota, a identificação do produto presente no tanque, consultando o status dos tanques comprometidos além de realizar testes para verificação de água nas linhas de incêndio.
Atualmente o sistema Pátria reúne as principais informações em tempo real, favorecendo a execução de manobras preventivas ou corretivas, minimizando o risco de acidentes de maior proporção, especialmente pela presença de comunidades no entorno das refinarias que certamente seriam afetadas em casos excepcionais.
Navisworks a Pátria estabeleceu uma ferramenta especializada em qualidade e segurança, consolidando sua expertise como criadores de soluções. O sistema testado e validado com sucesso pelos clientes, hoje integra a operação padrão dos grupos de combate a incêndio e centrais de controles.
Atender uma demanda tecnológica de amplo impacto, assegurando vidas, operações, equipamentos e principalmente protegendo as comunidades do entorno vão ao encontro do propósito Pátria atuando nas oportunidades para fazer a diferença.