Arquitetura, Engenharia e Construção, Produtividade e Cloud, Caso de Sucesso

Tempo de leitura: 5 minutos

Reta Engenharia reduz significativamente CAPEX de hidrelétrica associando o modelo BIM às ferramentas para cálculo da pegada de carbono

Marketing • Criado em: 18/07/2024 9:15


Estudo que almejava novos marcos de construtibilidade para os complexos projetos hidrelétricos, contou com a implementação da metodologia BIM visando mais previsibilidade e aderência ao conceito do ESG

A Reta Engenharia é uma empresa mineira que atua em diversos segmentos, como Mineração, Infraestrutura, Siderurgia, Energia, Óleo e gás, Alimentos, Cimentos e Argamassa. Fundada em 1995, em Belo Horizonte, oferece consultoria especializada para empreendimentos industriais e corporativos com uma atuação focada em todo o ciclo de implantação dos projetos, desde estudos de viabilidade, planejamento e gestão executiva das obras, fornecendo soluções inteligentes e customizadas aos seus clientes. A equipe é composta por cerca de 250 colaboradores, incluindo engenheiros certificados, além da experiência de mais de 40 anos dos diretores e fundadores.

Referência na gestão de projetos com metodologia BIM, padronizam a metodologia da informação conforme a norma ISO 19650 para construtibilidade, integrando peer reviews e análises de redução de carbono. Atualmente, seguem o BIM como modelo de informação para tomada de decisões embasadas, gerando insights de engenharia de valor aos projetos.

Com décadas de expertise no desenvolvimento de projetos direcionados a usinas hidrelétricas, o time da Reta Engenharia almejava novos marcos em sua metodologia de construtibilidade nesse segmento. O start para a remodelação foi consolidado com a necessidade de ampliação de uma usina específica, por meio da qual objetivou-se o aproveitamento integral da capacidade geradora do sítio, apoiada pela utilização do BIM, incluindo a criação de documentação e padrões para a contratação do consórcio construtor.

Para apoiar a complexa gestão de dados oriundos de uma mega obra, a Reta Engenharia contou com uma gama de softwares de diferentes especificidades e fornecedores, contudo identificou lacunas nas integrações para dados mais precisos. Nesse contexto, as soluções Autodesk ingressaram de forma assertiva para viabilizar a assimilação das informações de fluxos inerentes a operação, resultando em maior segurança e atualizações em tempo real.

 

Imagem cedida pela equipe de engenharia da Reta Engenharia

Imagem cedida pela equipe de engenharia da Reta Engenharia.

Partindo da premissa de entregar um projeto de usina hidrelétrica sem  superestimativa de quantitativos, com altos índices de precisão na composição das fases de planejamento, previsibilidade e orçamento,  entregando um padrão de construção mais sustentável, a Reta Engenharia estabeleceu um modelo BIM autoral para a usina hidrelétrica.

Por meio da integração viabilizada pelas soluções Autodesk, houve a mensuração e quantificação dos impactos associados à construção, tipos de materiais aplicados, transporte, montagem, finalidade, manutenção e fim de vida do projeto de uma maneira integrada. A metodologia possibilitou ainda simulações e testes que embasaram escolhas mais consistentes para  otimizar investimentos e recursos humanos ao longo das fases de ampliação da infraestrutura.

Com ferramentas Revit e Civil 3D constituiu-se um projeto piloto para cálculo da descarbonização utilizando a Calculadora eTool (Avaliação de Ciclo de Vida), a qual possui um recurso via exportação para os demais softwares de cálculos utilizados pela Reta Engenharia.

Alinhada aos padrões internacionais da construção (EN15978 e ISO 14044), a calculadora permitiu estimar as emissões de carbono durante todo o ciclo de vida do projeto incorporando-as à engenharia, ao planejamento e ao Capex.

A utilização dos dados obtidos por meio de softwares de apoio possibilitou a criação de visões detalhadas da Estrutura Analítica do Projeto (EAP) para o planejamento e o Capex, alcance obtido ao aplicar regras de extração específicas do modelo, garantindo a coesão entre as duas EAPs, uma vez que ambas compartilham a mesma fonte, o modelo de informação da construção (BIM) parametrizado para esse uso.

Desse modo, a retroalimentação dos estudos de Capex e planejamento por meio do monitoramento das emissões durante a gestão da obra utilizando o BIM e a ACV (Avaliação de Ciclo de Vida) transforma-se em uma importante ferramenta para decisões estratégicas da companhia relacionadas às práticas de ESG.

As equipes da Reta Engenharia utilizaram como base o portfólio BIM Autodesk, trabalhando ferramentas que possibilitam a extração de informações para a orçamentação e a simulação de diferentes cenários de descarbonização. Após definições de metas de redução de carbono nos estudos de peer review, foi utilizada a calculadora EC3 (disponível para assinantes do Autodesk Revit), com sua abordagem bidirecional, para integração ao processo de desenvolvimento da engenharia, buscando maiores reduções de impacto ambiental.

A combinação da elaboração de um CapEx e simulações de redução de carbono assistidas pela modelagem BIM não apenas representa uma abordagem inovadora, mas uma necessidade urgente, visando garantir um futuro mais sustentável às próximas gerações e, para economias de custos a longo prazo, gerando mais valor à sociedade.

Com a implementação da metodologia BIM estruturada para projetos de hidroelétrica, constatou-se uma redução de cerca de 40% de emissões de carbono. Essa redução, estimada em 69.000 toneladas de CO2e, corresponde à preservação de 483.000 árvores.

A Planilha de Quantidade (PQ) pré-BIM era simplificada e não englobava todos os insumos e serviços necessários à construção. Com a modelagem proposta para a orçamentação BIM, houve o mapeamento de todos os tipos de formas para concreto associadas às suas respectivas estruturas, resultando em uma redução orçamentária de 11,28% em relação ao valor inicial apresentado.

Em relação ao investimento ambiental necessário para a realização da descarbonização, considerando as especificidades locais, os materiais de baixo carbono simulados apresentaram uma variação financeira de 58% no valor de aquisição do aço e incremento de 42% no valor do concreto, o que caracteriza uma variação total de 2,79%, em relação ao CapEx Baseline. O presente estudo poderá auxiliar na obtenção de Green Bonds (Títulos Verdes), instrumento financeiro para viabilização de Infraestruturas Verdes como fomento a práticas ESG.

A Reta Engenharia é uma empresa comprometida com a excelência, promovendo de forma permanente o aperfeiçoamento tecnológico de seus produtos e capital humano. As inovações obtidas em projetos de hidroelétricas resultaram em novos marcos, facilitando e favorecendo os cálculos para a redução de carbono em obras de grande porte.

Com a adoção da metodologia BIM e das ferramentas de modelagem como o Revit e Civil 3D, foi possível maior objetividade nos fluxos de dados que permitiram avaliar com alta precisão itens de orçamento, reduzindo os riscos financeiros e favorecendo o CAPEX. A adoção do BIM fomentou principalmente um nível maior de sustentabilidade com a descarbonização através da substituição de materiais por opções mais verdes.

A experiência reforçou a importância da colaboração contínua e da busca por soluções inovadoras, mesmo em face de desafios complexos, destacando a necessidade de flexibilidade, gestão interna do conhecimento e parcerias estratégicas para superar obstáculos técnicos e alcançar os objetivos do projeto.

Vídeo das etapas de desenvolvimento da hidroelétrica cedido pela equipe de engenharia da Reta Engenharia.

Para obter mais informações sobre as soluções Autodesk e a customização de produtos e/ou serviços, entre em contato conosco por aqui.

TAGS: Case de Sucesso Autodesk Hidrelétrica Pegada de Carbono BIM
Foto autor

Marketing

Aqui estão os artigos da equipe MAPData com o viés publicitário e jornalístico. Dentre eles: casos de sucesso, notícias dos universos Autodesk, Adobe e Microsoft e traduções de outros autores do segmento.




É necessário estar logado para realizar um comentário. Logar

Comentários:
Logo MAPData
Copyright © 2024 MAPData - Revendedor Autorizado Autodesk, Microsoft e Adobe. Todos os direitos reservados.