A SPM Engenharia iniciou sua jornada em 1990, naquele momento seis engenheiros comprometidos com a excelência no segmento de construção civil reuniram suas experiências e conhecimentos a fim de revolucionar o mercado regional, fomentando o desenvolvimento do setor.
Sediada em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, a SPM detém uma equipe técnica multidisciplinar, com aproximadamente 50 profissionais de diferentes áreas como engenheiros, arquitetos e técnicos, consolidando-se como um centro altamente capacitado.
Em seu portfólio reúne uma gama completa para os segmentos de arquitetura e construção civil, ofertando soluções personalizadas em diferentes frentes como: consultoria de arquitetura e engenharia, composição de projetos multidisciplinares, estudos de viabilidade, análise econômica de soluções, orçamentos, assessoria para implantação de empreendimentos, vistoria, gerenciamento e fiscalização de obras atuando com arquitetura, instalações entre outros.
A vasta experiência adquirida ao longo dos anos no setor privado e público, juntamente ao desenvolvimento da empresa, culminou na expansão da atuação empreendendo em projetos nacionais e no exterior. A iniciativa para adotar uma nova metodologia de trabalho, partiu de uma demanda de um cliente brasileiro, cujas especificações do projeto de arquitetura demandava a execução em modelagem em BIM, este foi o estarte para a transformação. Por meio do Revit iniciaram o processo de templates e famílias, com base nos projetos desenvolvidos anteriormente em CAD.
A nova demanda que requeria a entrega do projeto arquitetônico e sistemas em modelagem em BIM, somou-se a um outro movimento do mercado, uma vez que parte dos clientes da empresa já sinalizavam a utilização de ferramentas de colaboração como o Autodesk Docs e o BIM Collaborate Pro em suas operações.
Esta nova movimentação tecnológica no setor induziu a mudança cultural no time SPM, integrando novas soluções Autodesk para colaboração em nuvem.
A utilização do Revit para a modelagem arquitetônica seria fundamental para a implantação da metodologia BIM nesses projetos, e a plataforma Autodesk Construction Cloud foi o CDE escolhido para a integração dos projetistas e gestão do projeto.
Para atender o cliente e aprimorar projetos em desenvolvimento, o time de engenharia optou pela adoção da implantação BIM de forma gradual, almejando objetivos como: mais eficiência, mais previsibilidade nos prazos, soluções aderentes e eficientes nas diferentes complexidades, alto níveis de compatibilização e alinhamento das disciplinas envolvidas no empreendimento.
Com edificações consolidadas na indústria, centro de distribuição secos e refrigerados, edifícios comerciais/residenciais, hospitais/laboratórios, instituições educacionais, shoppings centers, supermercados, hotéis entre outros tipos, cujas áreas construídas variavam de 200 a mais de 100.000m² e com tempo médio de construção de dois a 24 meses, a equipe constatou grande progresso já nos primeiros trabalhos realizados com o BIM.
Através do progresso da metodologia voltada a colaboração, os especialistas aumentaram suas interações, fato que refletiu diretamente na compatibilização das instalações evoluindo de forma síncrona.
Com uma ação piloto o Revit foi incorporado de forma experimental em meados de 2019 em todos os segmentos de mercado e diferentes projetos da SPM. Neste sentido, registrou-se situações mais particulares sendo necessário superar alguns desafios, como por exemplo, a dificuldade quanto a disponibilidade de famílias de grandes equipamentos de ar-condicionado. Em decorrência de sua especificidade e pela escassez de dados digitalizados pelos fornecedores naquele ano a equipe precisou contornar de forma colaborativa.
Atualmente há uma grande mudança no mercado, grande parte dos fornecedores disponibilizam os modelos para utilização no Revit. Contudo, novos obstáculos podem ser superados como a universalização do uso desses modelos, que podem também ser solucionados por meio da coleção de ferramentas Autodesk que favorecem a interoperabilidade.
Ao mesmo tempo que o time aprimorava sua maturidade em Revit ao longo dos diversos projetos, os clientes mencionavam as facilidades estratégicas e operacionais viabilizadas por meio da nuvem. Atentos aos insights e já propensos as soluções tecnológicas Autodesk, houve a decisão consolidar um projeto piloto 100% em nuvem.
A solução Autodesk Docs suportou inicialmente o projeto de um edifício residencial de menores proporções, nele foram definidas plantas, extração de relatórios de inconsistências, cerelidade nos fluxos de comunicação entre projetistas, engenheiros para o atendimento as observações e ponderação por meio do Collaborate Pro.
Atualmente como um processo inerente a cultura de transformação digital o time de SPM está se estruturando para desenvolver todos os novos projetos hospedados de forma integral na Autodesk Construction Cloud (ACC).
As experiências adquiridas ao longo da implementação e o êxito na execução do piloto em nuvem foram decisivos para uma mudança integral nos métodos até então realizados. Hoje a equipe SMP atua com 100% dos projetos em BIM ou Revit, metodologia que agregou valor nas propostas, além da ampliação da carteira de clientes, resultando em ganhos comerciais e profissionais, consolidando uma nova fase.
Outra solução Autodesk de destaque neste processo foi o Navisworks presente no canteiro de obras no qual é possível acessar os modelos e sanar dúvidas instantaneamente. O produto final em 3D mostra-se bem produtivo acelerando etapas, escalando fases do projeto em uma obra.
A extração de quantitativos foi outro ganho de produtividade, começando a desenvolver fases do cronograma e orçamento.
Refletindo na parte comercial a ferramenta possibilitou a renderização de vídeos, culminando em projetos mais acessíveis aos clientes, facilitando visualmente o entendimento dos projetos, estimulando a experencia sensorial sobre o empreendimento.
A SPM Engenharia registra-se como um caso de transformação através da cultura tecnológica, por meio de uma implantação BIM bem-sucedida, integrando equipes multidisciplinares, fornecedores, fabricantes e diversos atores do ecossistema nos mais diferentes estágios do projeto.
Mudanças que asseguram empreendimentos mais arrojados, com maior previsibilidade e controle de orçamento. Os ganhos registrados com a democratização da informação e colaboração, atendeu às expectativas da companhia e justificou os esforços iniciais requeridos para esse tipo de transformação.
O uso do Revit como ferramenta de modelagem BIM foi a solução que permitiu a passagem para o 3D, entregando compatibilização e orçamentação mais assertivas. Na sequência a adoção do Autodesk Docs e Collaborate Pro estruturou uma comunicação mais fluída, favorecendo a colaboração entre os projetistas.
Em busca pelo aprimoramento constante o próximo passo é conduzir os demais fluxos de projeto para dentro da plataforma de forma unificada, finalizando a adoção do ACC como um ambiente comum de dados em sua totalidade.