A visualização como força motriz no design e no diálogo
Na H+, a visualização é uma parte natural e integrada do processo arquitetônico – desde os esboços iniciais até as apresentações e aprovações.
As visualizações são usadas ativamente para testar ideias, analisar relações espaciais e comunicar propostas a colegas e clientes. Essa abordagem torna os projetos mais transparentes – e a tomada de decisões mais eficiente.
"Podemos passar de um esboço para uma imagem realista de nossa ideia em muito pouco tempo. Isso nos dá uma plataforma mais forte para apresentar e discutir soluções – tanto interna quanto externamente", diz Glenn Gundelach-Taabbel, arquiteto da H+.
As visualizações servem tanto como uma ferramenta de esboço quanto como um meio de comunicação. Quando você pode visualizar seu projeto de vários ângulos, é mais fácil ajustar a direção e tomar decisões bem informadas – tanto em termos de forma quanto de função.


Melhor qualidade na colaboração
Um dos principais benefícios de trabalhar ativamente com visualização é o diálogo claramente aprimorado com os clientes. Quando a H+ apresenta projetos em 3D, fica mais fácil para os clientes entenderem como será o resultado final – e mais fácil tomar decisões ao longo do caminho.
"Podemos sentir claramente que os clientes estão mais confiantes em trabalhar conosco porque temos ferramentas 3D que nos ajudam a mostrar qual será o produto final", diz Glenn Gundelach-Taabbel.
As visualizações atuam como um ponto de referência compartilhado, apoiando a compreensão mútua e a colaboração. Isso cria confiança, reduz a incerteza e torna o processo mais eficiente – especialmente nos estágios iniciais, quando muitas decisões ainda estão em aberto. Quando todas as partes têm uma base visual clara para se relacionar, o diálogo se torna mais focado e o risco de erros e mal-entendidos é minimizado.


Sobre o H+
A H+ é uma empresa de arquitetura dinamarquesa com aproximadamente 110 funcionários e escritórios em todo o país. A empresa trabalha com reforma, transformação e novas construções – combinando forte experiência em arquitetura com foco em colaboração, digitalização e desenvolvimento sustentável.
Enscape – para esclarecimento e colaboração rápidos
A principal ferramenta de visualização da H+ é o Enscape. Ele permite que os usuários percorram o projeto e testem ideias em tempo real durante o design. De acordo com Glenn, o Enscape se mostra especialmente valioso nas fases iniciais de um projeto.
"Usamos muito no começo, quando as coisas ainda estão abertas e flexíveis. É uma grande vantagem poder gerar rapidamente uma visualização e ter uma noção do espaço e dos materiais – sem ter de esperar por uma renderização."
O Enscape permite que o estúdio compartilhe soluções preliminares com colegas e parceiros externos, sem a necessidade de configurações complexas. As visualizações são usadas para discussão, feedback e colaboração – tanto internamente quanto em compromissos com o cliente.
“Podemos fazer ajustes rapidamente enquanto estamos sentados com o cliente. Isso facilita a apresentação de diferentes soluções e a obtenção de feedback instantâneo.”


V-Ray – quando a precisão visual é importante
No H+, o V-Ray é usado em situações em que a visualização precisa ser elevada a um nível estético e técnico mais alto. É uma ferramenta que requer um pouco mais de tempo de configuração e renderização – mas, em troca, oferece precisão visual e qualidade que podem realmente fazer a diferença.
"Usamos o V-Ray quando a expressão visual realmente precisa ser nítida. Demora um pouco mais, mas o que obtemos é próximo de uma fotografia – e isso pode ser o que faz a diferença em uma situação competitiva."
O V-Ray é usado de forma deliberada e estratégica quando a apresentação visual de um projeto é particularmente importante – e quando a expressão precisa ser convincente nos mínimos detalhes.
“Avaliamos projeto a projeto quanta visualização precisamos – e de que tipo. Às vezes, é mais importante ser rápido e flexível. E há situações em que se trata de mostrar algo que pareça o mais próximo possível do edifício acabado.”



Arquitetos com atenção aos detalhes
Na H+, são os próprios arquitetos que trabalham nas visualizações. Isso garante que a visão profissional seja fundamental – e que as visualizações sejam usadas como parte integrante do processo criativo.
"As pessoas que criam as visualizações em nosso escritório são arquitetos que entendem como a arquitetura realmente funciona. Isso nos ajuda a entender melhor o edifício em si - e garante que apresentemos um produto que sabemos que funcionará.
O resultado é um processo mais contínuo, onde as ideias podem ser testadas e refinadas continuamente. As visualizações não são apenas para fins de apresentação, mas servem como uma ferramenta ativa para qualificar o design e identificar melhorias ao longo do caminho. Na H+, a visualização é parte integrante do processo arquitetônico – não uma disciplina separada, mas um elemento natural na criação de boas soluções.

Quer saber mais?
Assista ao webinar “Do BIM ao Realismo: O Poder do Revit e Enscape em suas apresentações”,
Para obter mais informações sobre as soluções Chaos e a customização de produtos e/ou serviços, entre em contato conosco por aqui.