A Belsys Engenharia Industrial é uma empresa de atuação nacional direcionada as áreas de engenharia elétrica, instrumentação, automação, processos, tubulação e mecânica. No atual portfólio de clientes atende empresas/plantas dos segmentos de Papel e Celulose, Alimentício, Farmacêutico e Químico. Com 20 anos de experiência no mercado, utilizava as soluções AutoCAD e AutoCAD 3D como as principais ferramentas para construção e condução dos projetos junto aos clientes de forma assertiva. Contudo, com o significativo aumento no volume de novas operações, identificou-se a oportunidade de incorporar novas ferramentas Autodesk para criação e monitoramento dos empreendimentos, promovendo mais seguridade em toda a jornada de condução dos empreendimentos, desde a concepção a entrega final, otimizando esforços das equipes para a promoção da qualidade e produtividade, respeitando prazos, incrementando recursos, transformando e aprimorando o processo interno da gestão de projetos.
Focada na otimização da gestão da informação e no tempo de desenvolvimento e execução dos projetos a equipe de engenharia Belsys, pautou a transformação pelo gerenciamento interno na qualidade. No cenário inicial os dados eram segmentados por frentes de trabalho, neste sentido quaisquer alterações no processo precisavam ser replicadas para todas as equipes envolvidas direta e indiretamente, impactando em mais tempo para alinhamento interno. Tal fato interferia no tempo de condução e acompanhamento do empreendimento, uma vez que eram necessárias novas versões de documentação, além das conferências das informações, análise de dados quantitativos e desenhos técnicos.
Diante do cenário e com o suporte técnico MAPData, a equipe de engenharia da Belsys iniciou o processo de aprimoramento com a implementação do software Autodesk AutoCAD Plant 3D para a criação dos projetos. Com a migração para o Plant houve a conexão entre membros das equipes nos fluxos de trabalho do mesmo projeto, reduzindo drasticamente ações de retrabalho uma vez que todos detinham acesso às atualizações em tempo real. Por meio da prototipagem digital aliada ao trabalho com modelos paramétricos inteligentes os dados foram centralizados, facilitando as consultas de forma ágil, direta e com credibilidade.
Posteriormente ao movimento de migração para o AutoCAD Plant 3D a equipe realizou a adoção do Autodesk Navisworks Manage para a construção do modelo digital favorecendo a gestão de dados sem interferência entre diferentes frentes responsáveis por equipamentos, tubulações e estruturas.
O uso do Autodesk Plant 3D foi possível através do AutoCAD Toolsets e da coleção de manufatura da Autodesk Product Design & Manufacturing Collection - PDMC sem a necessidade de um novo investimento em soluções, uma vez que estes produtos reúnem os principais elementos direcionados as aplicações de engenharia.
Em ambas as etapas a MAPData atuou de maneira colaborativa por meio da assessoria especializada, indicando as ferramentas mais precisas para as particularidades da operação, com soluções inteligentes que favoreceram a inovação nas entregas do cliente.
Através do uso do AutoCAD Plant 3D e seu ambiente P&ID o processo para desenvolvimento dos diagramas foram reduzidos consideravelmente, permitindo ainda nesta fase a extração de diversas listas e informações. Com os dados obtidos na instrumentação “in-line” o departamento de compras pode de forma antecipada iniciar as cotações dos insumos, negociando com as melhores condições de mercado.
Com a implementação Autodesk AutoCAD Plant 3D para todos os projetos coordenados e em desenvolvimento coordenados pela Belsys a mensuração passou a ocorrer em tempo real, com interações mais precisas e com o controle e extração de dados numéricos em todas as fases dos projetos, fato que consolidou a transformação da atuação em colaboração. Com o novo modelo de operação a engenharia obteve maior segurança nas informações para tomada de decisões, como consequência mais assertividade nos prazos de entrega e conformidade com o orçamento sem a necessidade de As-Built. Com a atuação de gestão centralizada o trabalho e a fluidez quanto ao entendimento do projeto pelas equipes foram facilitados. Outro aspecto favorecido foi a apresentação das propostas aos clientes, com informações mais precisas e abundante em detalhes.
O Autodesk Navisworks Manage permitiu a equipe realizar de forma interativa e assertiva a compatibilização de todas as disciplinas relacionadas ao projeto. Através dos recursos de detecções de interferência foi possível validar a construtibilidade do projeto antes de sua real execução, este recurso possibilitou uma redução expressiva nos problemas de readequações, chegando a menos de 1% em diversos projetos, atingindo o melhor marco em 0,5%.
Dentre os casos de sucesso obtidos pela Belsys após o uso das soluções Autodesk destaca-se o projeto de uma empresa de pequeno porte, cuja planta sediará a central receptora de matéria-prima. O empreendimento previa investimento de R$30 milhões, com o novo modelo de atuação, houve a redução de 0,5% - R$ 50 mil na entrega final.
A Belsys Engenharia Industrial reconhece seu novo momento frente a coordenação e gerenciamento de projetos após a adoção do Autodesk Plant 3D. Com vasta expertise e know-how de mercado, a união das ferramentas Autodesk alinhadas a visão ampla e detalhada do time de engenharia Belsys oportunizaram inúmeros benefícios as operações. Processos foram simplificados, demandas rotineiras tornaram-se mais ágeis, dados estão seguros e centralizados, os prazos são respeitados e orçamentos mais precisos. Fatos que refletem no relacionamento de empresas parcerias e clientes Belsys, que a cada nova entrega registram altos índices de satisfação.