Caso de Sucesso, Manufatura, Parcerias
Tempo de leitura: 6 minutos
M3G Projetos Industriais fideliza clientes com soluções Autodesk implementadas pela MAPData
A M3G Projetos Industriais é reconhecida por sua ampla experiência no desenvolvimento de projetos industriais, especialmente no atendimento a demandas associadas a instalações eletromecânicas com desenvolvimento de processos, cálculos, especificações e implantação de novos equipamentos, instalações hidráulicas, elétricas, instrumentação e de estruturas metálicas, nas modalidades Feed, Conceptual, Basic e Detailed.
A empresa chegou ao mercado em 2014, fundada por um time de profissionais que acumulam hoje mais de 20 anos de experiência no setor. Antes de fundar a M3G, por muito tempo esses especialistas desenvolveram trabalhos a partir de processos baseados em 2D, em AutoCAD. Apesar dos bons resultados que eram obtidos, ao estabelecer a nova empresa, a proposta era trazer ao mercado um player capaz de entregar os mais confiáveis e completos projetos industriais.
Maurício Antônio Gouvêa, diretor da M3G, explica que era fundamental que a companhia entregasse projetos otimizados ao máximo e para isso era preciso contar com soluções que automatizassem atividades manuais e onerosas, bem como que somassem inteligência de dados e informação aos trabalhos.
Solução
Sob esse direcionamento, com o suporte da MAPData, único parceiro Platinum da Autodesk em toda a América Latina, a M3G iniciou suas atividades já com o software Autodesk AutoCAD Plant 3D. A MAPData comercializou as licenças, ministrou treinamentos e assessorou os profissionais no uso da ferramenta.
Inicialmente, a M3G utilizava apenas o AutoCAD Plant 3D no desenvolvimento de projetos industriais. Gouvêa explica que a ferramenta assegurava confiabilidade à documentação dos projetos e permitia aos clientes visualizar esses projetos de forma a antecipar ajustes necessários antes mesmo do início da execução das obras.
À medida que o uso do Plant 3D ganhou maturidade internamente, a M3G expandiu o uso das soluções Autodesk. A empresa implementou o AutoCAD P&ID e, mais tarde, o Robot Structural Analysis Professional e o Advance Steel.
Com base nas informações geradas pelo Plant 3D, o AutoCAD P&ID ajuda a M3G a assegurar que todos os elementos previstos nas listas e no fluxograma original sejam levados em conta. Explica o diretor:
Ele orienta o projetista, já no momento em que a maquete 3D é construída, para que todos os detalhes previstos no fluxograma sejam considerados, dando muito mais confiabilidade ao projeto e eliminando retrabalhos, além da garantia de geração da especificação e folhas de dados de todos os componentes indicados nos P&IDs e necessários ao projeto.
Maurício Antônio Gouvêa, diretor da M3G.
Já o Robot Structural Analysis Professional foi implementado para substituir a ferramenta que a M3G utilizava para realizar a análise e cálculo das estruturas. Gouvêa explica que, por ser facilmente integrado ao Plant 3D, o Robot automatiza cálculos e dispensa a necessidade de atualizações e ajustes de compatibilidade de software, como acontece quando se usa uma ferramenta de outro desenvolvedor.
Finalmente, o Advance Steel utiliza os cálculos de estruturas metálicas desenvolvidos pelo Robot e transforma em documentação para que as peças possam ser fabricadas. Diz o diretor da M3G:
Com essas soluções nós conseguimos aproximar os engenheiros calculistas dos projetistas mecânicos, facilitando a documentação e detalhamento para montagem e fabricação das estruturas.
Maurício Antônio Gouvêa, diretor da M3G.
Benefícios
Gouvêa afirma que o suporte da MAPData ao longo de todo o processo, desde o auxílio na escolha da ferramenta mais adequada às demandas da companhia até a consultoria de venda e o treinamento nas soluções, foi muito importante para que a M3G tirasse o melhor proveito dos softwares da Autodesk.
Entre os benefícios alcançados pela M3G a partir do uso das ferramentas Autodesk, o executivo destaca:
- Ganho de produtividade, com redução entre 10% e 15% nas horas/homem;
- Maior confiabilidade das informações, eliminando retrabalho com revisão de listas;
- Maior confiança do cliente na M3G;
- Capacidade de ampliação do portfólio e dos contratos com clientes.
Segundo o diretor, as maquetes criadas no Plant 3D permitem que o cliente tenha uma fácil visualização do projeto. Afirma:
A ferramenta nos ajuda na apresentação dos projetos aos clientes, que conseguem, de maneira simples, visualizar eventuais necessidades de ajustes antes que o projeto siga para o campo. Isso não só acelera os tempos de projetos, como também reduz custos e aumenta a credibilidade e a confiança do cliente no trabalho da M3G.
Maurício Antônio Gouvêa, diretor da M3G.
Atualmente, conforme conta o diretor, os ajustes de projeto realizados em campo, que são extremamente custosos, praticamente não existem.
Outro importante benefício experimentado pela M3G está diretamente associado ao crescimento da empresa. Gouvêa conta que até 2017, quando a empresa concluiu a implementação de todas essas ferramentas, a M3G não mantinha nenhum contrato no modelo de catálogo – com custos pré-fixados para novos trabalhos em clientes já existentes. Afirma:
Desde 2018, quando começamos a entregar os projetos com todas essas novas ferramentas, passamos a contar com cinco clientes nessa modalidade.
Maurício Antônio Gouvêa, diretor da M3G.
Sem citar nomes, ele destaca que são empresas de grande porte, nos setores de alimentos, limpeza e higiene, e completa:
Isso só aconteceu devido à qualidade dos projetos e serviços entregues.
Maurício Antônio Gouvêa, diretor da M3G.
Mais inovação
Além das ferramentas Autodesk AutoCAD Plant 3D, Robot Structural Analysis Professional, AutoCAD P&ID e Advance Steel, a M3G utiliza o Autodesk Revit para parte civil e de arquitetura em seus projetos. A empresa também construiu um marketplace de realidade virtual, tornando-se pioneira em Realidade Virtual Autodesk no segmento de instalações industriais.
Entre em contato com a MAPData para qualquer dúvida ou interesse nos nossos serviços. Estamos à disposição para torná-lo um caso de sucesso também, como a M3G!
MAPData ajuda IDG Engenharia a maximizar uso de soluções Autodesk em projetos multidisciplinares →