Atuando há 15 anos na região Norte do Brasil, a Sanevias tornou-se referência em engenharia consultiva e gerenciamento de projetos, obras e serviços de saneamento, ambientais, infraestrutura urbana, rodovias, edificações, indústrias, portos e terminais hidroviários, além da consultoria em planos diretores municipais.
A empresa é responsável por importantes projetos na região, como o de pavimentação de rodovias no Estado do Pará, de edificações para a Promotoria da Infância e Juventude da Comarca de Belém, do Parque Ambiental do Utinga e do Centro de Gerenciamento Ambiental em Ferreira Gomes no Amapá, dentre outros.
Conforme o BIM (Modelagem da Informação da Construção) ganhou espaço no mercado, fundamentando a base para a transformação digital no setor de arquitetura, engenharia e construção (AEC), a Sanevias entendeu que adequar seus processos ao novo conceito lhe permitiria entregar ainda mais valor aos clientes, representando mais um diferencial frente à concorrência.
Afirma Zaqueu Lopes de Oliveira Junior, arquiteto e urbanista da Sanevias e um dos responsáveis pela implementação do BIM na companhia:
Também representaria uma excelente oportunidade de unificarmos a plataforma de trabalho, otimizando processos e ganhando produtividade em projetos que envolvem múltiplas disciplinas.
Zaqueu Lopes de Oliveira Junior, arquiteto e urbanista da Sanevias.
O profissional explica que a Sanevias trabalhava com um software que ainda não suportava os processos de BIM. Isso dificultava o trabalho porque havia colaboradores que já entregavam projetos com ferramentas preparadas para a modelagem da informação, o que acabava consumindo mais tempo no momento da compatibilização das disciplinas. Por outro lado, alguns clientes para os quais a empresa presta serviço passaram a exigir que os projetos fossem entregues em BIM.
Solução
Em 2020, a Sanevias iniciou a busca pela solução que lhe ajudaria a garantir o atendimento às novas demandas do mercado. A partir da parceria com a MAPData, único parceiro Platinum da Autodesk em toda a América Latina, a empresa adquiriu licenças da Autodesk AEC Collection, a suíte de soluções de arquitetura, engenharia e construção da Autodesk. A MAPData está auxiliando a Sanevias com o processo de implementação, entendimento das ferramentas e treinamento nos softwares.
Jhonata do Nascimento Vicenzott, estagiário de engenharia de produção da Sanevias e um dos entusiastas pela implementação de BIM na companhia, destaca que a contratação do serviço BIM MAPeado foi chave para o sucesso da modernização dos processos de desenvolvimento de projetos na Sanevias.
O BIM MAPeado é um produto criado pela MAPData para viabilizar a implementação do BIM em empresas de pequeno porte, que normalmente encontram dificuldades, como a falta de tempo e de recursos financeiros disponíveis, a necessidade de um BIM Manager com experiência em implementação do BIM e a necessidade de apoio contínuo para garantir o sucesso do processo de inovação. Avalia Vicenzott:
Além de ser acessível para uma empresa do tamanho da Sanevias, o serviço nos ajuda a evoluir continuamente a adoção do BIM em nossos projetos.
Jhonata do Nascimento Vicenzott, estagiário de engenharia de produção da Sanevias.
Detalha José Luiz Gallego Mello Junior, gerente geral da MAPData:
O BIM MAPeado é contratado por assinatura e reúne serviços que vão desde a consultoria de diagnóstico ao início do contrato até o acesso ao MAPData Academy para todos os usuários, assessoria de aplicação do BIM, suporte técnico remoto e workshops trimestrais de comunicação BIM. Ao empacotar esses serviços no BIM MAPeado, conseguimos oferecê-los a um valor acessível para clientes de pequeno porte, que teriam dificuldades em levantar recursos no modelo tradicional.
José Luiz Gallego Mello Junior, gerente geral da MAPData.
Benefícios
Com o suporte da MAPData e do BIM MAPeado, a Sanevias vem desenvolvendo seus trabalhos sobre os softwares AutoCAD, Revit e Navisworks para a entrega de projetos em BIM.
Mirna Rachid Zahalan Radwan, arquiteta e urbanista da empresa, afirma que os ganhos de produtividade já são perceptíveis, especialmente quando se fala em compatibilização de projetos envolvendo diferentes disciplinas. Ela explica, por exemplo, que os projetos de instalações elétricas e estrutura são feitos por colaboradores externos.
O processo, dependendo da complexidade do projeto, podia levar até uma semana. Hoje, ao receber tudo sobre a plataforma BIM da Autodesk é possível dar seguimento às atividades imediatamente.
Do ponto de vista de negócios, a adoção de processos baseados em BIM permite à Sanevias entregar muito mais valor aos clientes. Celebra Vicenzott:
Hoje trabalhamos todos os projetos em BIM. Assim, mesmo aqueles nos quais a modelagem não é obrigatória, a gente consegue mostrar o valor da modelagem baseada em informações ao cliente.
Jhonata do Nascimento Vicenzott, estagiário de engenharia de produção da Sanevias.
Zaqueu acrescenta que isso permite à Sanevias ampliar a variedade de trabalhos que executa, já que a integração de áreas fica mais simples.
Ao adequar seus processos ao BIM mesmo antes que 100% dos clientes exijam a modelagem, a Sanevias assegura mais um diferencial competitivo, que deve ajudá-la a manter a posição de referência em projetos na região Norte do Brasil. Finaliza Vicenzott:
Ao nos adaptarmos ao BIM, conseguimos entregar produtos muito melhores aos contratantes. Ao desenvolver em realidade aumentada, por exemplo, conseguimos não apenas assegurar mais eficiência para o cliente no momento em que ele vai executar a obra, como também damos visibilidade da criatividade e do potencial da equipe Sanevias.
Jhonata do Nascimento Vicenzott, estagiário de engenharia de produção da Sanevias.
Planos futuros
À medida que amadurece o uso de BIM em seus projetos, a Sanevias planeja implementar a parte de orçamentos aos seus trabalhos. O objetivo, de acordo com Vicenzott, é entregar todas as disciplinas e informações do projeto conectadas do início ao fim.
Entre em contato com a MAPData para qualquer dúvida ou interesse nos nossos serviços. Estamos à disposição para torná-lo um caso de sucesso também, como a Sanevias Consultoria e Projetos!
Conheça também o sucesso da parceria entre MAPData e Delta Projetos e Gerenciamento aqui →