Autor: Kimberly Holland – Artigo original: https://redshift.autodesk.com/importance-of-employee-training/
- Investir no treinamento de colaboradores é uma parte fundamental de qualquer negócio, e o custo é pequeno em comparação à perda de trabalhadores, habilidades e oportunidades.
- Os estilos de programa estão evoluindo com novas tecnologias e modelos de trabalho híbridos.
- Desenvolver as habilidades dos colaboradores melhora a retenção, a produtividade, os produtos e seus resultados.
Os proprietários de empresas entendem amplamente que seus colaboradores precisam de hardware confiável, equipamentos de proteção de alta qualidade e software atualizado para realizar suas tarefas. Mas muitos falham em reconhecer outro pilar do emprego: treinamento eficaz. Eles veem os custos de implementar um programa de treinamento e desenvolvimento de colaboradores como incompatíveis com seus objetivos de negócios de longo prazo.
Mas para manter uma força de trabalho feliz, realizada e produtiva, a pesquisa valida a importância do treinamento dos colaboradores. De acordo com uma pesquisa do Work Institute de 2020, 20% dos colaboradores que deixaram um emprego voluntariamente o fizeram por falta de oportunidades de desenvolvimento de carreira, incluindo treinamento ou qualificação. Esse volume de negócios custa às empresas norte-americanas US$ 630 bilhões anualmente, ou cerca de US$ 15.000 por saída de colaborador.
No competitivo campo de trabalho atual, com o agravamento da escassez de mão de obra, o treinamento e o desenvolvimento de colaboradores podem atrair e reter talentos. As empresas também podem usar o treinamento para melhorar o desempenho dos colaboradores; aumentar a produtividade; e melhorar sua cultura, reputação e receita. O custo de implementação do treinamento de colaboradores é um preço pequeno a pagar em comparação com as habilidades, trabalhadores e oportunidades perdidas no quadro geral.
Por que o treinamento de colaboradores é importante
Cada vez mais, os avanços na tecnologia, as mudanças nos processos do local de trabalho e as estratégias de mudança revelam onde empregadores e colaboradores não se alinham, em vez de onde eles se alinham. A resposta para esse descompasso? Avaliação e treinamento de habilidades. O treinamento eficaz é uma das melhores maneiras para os líderes de empresas incutirem uma base de conhecimento e melhorar as habilidades de trabalho em seus colaboradores. Também ajuda os gerentes a identificar o que cada trabalhador deve saber e ser capaz de se tornar mais produtivo e mais valioso.
Quando uma empresa investe em um sistema organizado e eficiente de treinamento de colaboradores, isso ajuda a garantir que os colaboradores estejam aprendendo de maneira consistente e sistemática. Em última análise, isso melhora suas habilidades e conhecimentos, prepara-os para maiores responsabilidades no trabalho (e potencialmente avanços) e mostra que eles são uma parte valiosa da empresa.
Por sua vez, os empresários colherão os frutos do treinamento dos colaboradores: custos de produção mais baixos; menos tempo gasto corrigindo erros; e organizações mais seguras e inclusivas. Pesquisas mostram que empresas que investem em sua força de trabalho têm menos rotatividade do que empresas sem programas de treinamento de qualidade.
Na verdade, os colaboradores que sentem que sua empresa investe neles, oferecendo oportunidades para aprimorar e expandir sua base de conhecimento, são mais propensos a permanecer. Além disso, um Relatório de Aprendizado no Local de Trabalho de 2020 do LinkedIn Learning mostra que alguns colaboradores são mais propensos a participar de treinamentos se a administração reconhecer seus esforços. E o estudo do Work Institute descobriu que o treinamento (ou a falta dele) é a categoria que cresce mais rápido de razões pelas quais os colaboradores deixam seus empregos voluntariamente, aumentando 117% desde 2013.
A boa notícia é que os empregadores começaram a ouvir os pedidos dos colaboradores por oportunidades de qualificação mais focadas e intencionais. De acordo com o LinkedIn Learning 2021 Workplace Learning Report, a atualização e requalificação é a meta número 1 dos programas de treinamento e desenvolvimento (T&D) nas empresas no momento. (Em segundo lugar, outro tipo de treinamento de colaboradores: liderança e gestão.) As empresas que estão reduzindo seus investimentos nesses programas, ou que não os têm, serão deixadas para trás por uma força de trabalho que está crescendo e evoluindo rapidamente.
O custo de não treinar colaboradores
Algumas empresas de todos os setores citam o custo como motivo para evitar programas de treinamento e desenvolvimento de colaboradores; isso pode levar à diminuição do valor e à perda de receitas potenciais.
Colaboradores não treinados são iguais a colaboradores insatisfeitos
Empregadores e empresas querem proteger seu “investimento”, ou seja, as pessoas que contrataram. Custa cerca de US$ 15.000 para substituir uma pessoa uma vez que ela sai voluntariamente, e isso não leva em conta os efeitos em cascata do trabalho perdido à medida que outros colaboradores absorvem responsabilidades ou perdem sua própria produtividade. Mas reter colaboradores exige um grande esforço para fortalecê-los, fazendo com que se sintam adequados e apoiados.
É um investimento que certamente irá compensar: um estudo descobriu que, em uma empresa, a taxa de rotatividade de colaboradores caiu de 89,6% para 56,7% em um ano após o estabelecimento dos programas de treinamento em toda a empresa.
Outra coisa a considerar é que os colaboradores insatisfeitos são mais propensos a ter um desempenho inferior e cometer erros. Eles também são menos propensos a se preocupar com a qualidade de seu trabalho e produto do trabalho. Ao fornecer a eles os recursos para fazer seu trabalho corretamente e aprender sobre os avanços em sua área de especialização, uma empresa pode mitigar o tempo e o dinheiro perdidos por colaboradores com baixo desempenho.
Trabalhadores não treinados têm um baixo valor de produção
Se os colaboradores não souberem usar adequadamente todas as ferramentas à sua disposição, sua qualidade de trabalho é menor e de menor valor. Eles perdem mais tempo com erros de tentativa e erro, e a empresa perde recursos na forma de materiais desperdiçados. Isso pode deixar clientes insatisfeitos, e o colaborador, que se sente despreparado e com poucos recursos, provavelmente sairá.
Trabalhadores não treinados são ineficientes
Mais tempo, dinheiro e esforço são desperdiçados quando os colaboradores não são totalmente ou adequadamente treinados para realizar suas tarefas ou cumprir suas responsabilidades. Um estudo descobriu que a produtividade foi 23% maior para colaboradores treinados em comparação com colaboradores não treinados. Trabalhadores sem as habilidades adequadas podem levar mais tempo para concluir as tarefas ou podem ter problemas de qualidade com seu trabalho. Se esse produto ou projeto de qualidade inferior for repassado aos clientes, o impacto resultante na reputação de uma empresa pode ser significativo.
Tempo e dinheiro perdidos devido a erros
Quando um trabalhador não treinado comete um erro e o trabalho precisa ser refeito, o tempo e os materiais utilizados são perdidos. Ou, na pior das hipóteses, o produto inadequado foi entregue ao cliente. Treinar um colaborador evita o desperdício de produtos e protege a reputação de uma marca com os clientes. Na verdade, a IBM diz que o treinamento adequado de habilidades está ligado a uma economia anual de US$ 70.000.
Um aumento nas despesas diversas
Essas despesas são mais difíceis de rastrear ou atribuir a trabalhadores não treinados. Por exemplo, a criação incorreta de um modelo impresso em 3D leva à reimpressão do arquivo. Isso leva mais tempo para corrigir o erro, mais materiais e mais tempo para verificar novamente o trabalho.
Treinamento insuficiente da equipe significa perda de clientes
Colaboradores não treinados podem repassar erros na forma de produtos incompletos ou imprecisos. Trabalhadores destreinados ou subtreinados podem ser vistos como um reflexo direto da capacidade de sua empresa de organizar e gerenciar seu talento e sua marca. Quando clientes em potencial (ou existentes) veem isso como uma área fraca para uma empresa, você pode em último caso perdê-los.
Tipos de treinamentos de colaboradores
O treinamento eficaz dos colaboradores não é um cálculo de tamanho único. À medida que o cenário de trabalho muda para trabalho remoto e horários flexíveis, a ideia de qual é o melhor tipo de treinamento de colaboradores está mudando.
Treinamento em sala de aula
Esse estilo tradicional de aprendizado exige que os colaboradores se sentem em uma sala com instrutores. É um modelo eficiente para contabilizar o tempo gasto em treinamento, mas nem sempre é o melhor para aplicações do mundo real. Alguns trabalhadores precisam de um método de treinamento mais direcionado, que esteja disponível para eles logo antes de precisarem implantar a nova habilidade ou usar a nova máquina.
Mentoria
Coaching e mentoring são tipos de treinamento especialmente eficazes para trabalhadores iniciantes, mas esses relacionamentos podem ser expandidos para incluir pessoas que você gostaria de ajudar a progredir em sua empresa. Nesse estilo de treinamento, os colaboradores mais “juniores” trabalham com um supervisor ou membro sênior da equipe para aprender como executar seus trabalhos, alinhar-se aos seus objetivos e obter melhores resultados.
Simulações
Simulações e role-playing ajudam os colaboradores a ver como os cenários potenciais podem se desenrolar antes de navegar por eles na vida real. Esse método de aprendizado por procuração pode ajudar a ensinar aos colaboradores o que fazer ou, mais importante, o que não fazer quando se deparam com uma situação semelhante. Essas simulações podem ser realizadas em um exercício de treinamento presencial, como parte de um curso presencial ou como parte de uma campanha de e-learning em que os trabalhadores assistem a vídeos das simulações para entender o que se espera deles.
Treinamento de VR
O treinamento em realidade virtual (ou VR – virtual reality) está se tornando rapidamente uma solução melhor para treinamento e desenvolvimento à medida que mais colaboradores trabalham em casa. O treinamento em VR pode simular uma experiência de treinamento em sala de aula ou no trabalho. Pode ser especialmente útil para pessoas em construção, engenharia e assistência médica: o InsiteVR, por exemplo, se conecta ao Autodesk BIM 360 para que os profissionais de arquitetura, engenharia e construção possam colaborar em discussões de projeto, visitas ao local e muito mais.
Vídeos
Os vídeos de treinamento não se limitam a cenários de role-playing. As empresas podem criar um catálogo de vídeos para seus colaboradores consultarem em cotas estruturadas e obrigatórias ou conforme necessário para treinamento de habilidades específicas. Os vídeos podem ser disponibilizados para todos os colaboradores, incluindo colaboradores remotos, aqueles em locais de trabalho ou qualquer pessoa que não trabalhe em um escritório tradicional de tijolo e argamassa. Isso ajuda a expandir o treinamento de colaboradores para toda a força de trabalho.
Materiais de leitura
Alguns colaboradores respondem melhor ao treinamento em seu próprio tempo ou conforme necessário. Os materiais de leitura, uma forma clássica de treinamento e reforço de habilidades, são versáteis e benéficos. Eles podem ser utilizados por trabalhadores em qualquer lugar, desde que os arquivos ou livros sejam facilmente acessíveis.
Questionários
Para garantir que os colaboradores estejam engajados com o treinamento que estão recebendo, algumas empresas medem o entendimento ou a compreensão com questionários oportunos. Esses questionários podem ser intercalados entre segmentos de vídeos de treinamento ou após instrução em sala de aula.
Esses resultados do questionário podem reforçar o treinamento no momento e você poderá avaliar se a habilidade foi explicada com eficiência, o que pode informar seus planos de treinamento no futuro.
Aprendizagem Integrada
Programas de software como o Autodesk Fusion 360 são projetados para “aprender” como você trabalha e, em seguida, implementar o ensino no local para ajudá-lo a dominar as habilidades de trabalho e os programas que você usa diariamente. Os programas podem reforçar outros tipos de treinamento ou ser usados isoladamente.
Outros tipos de treinamento de colaboradores
O mundo do treinamento de colaboradores está evoluindo à medida que as empresas encontram meios novos e mais eficazes para trabalhar com seus colaboradores. Como resultado da pandemia do COVID-19, muitas empresas mudaram para videoconferências, webinars e fóruns online para instrução. O treinamento peer-to-peer continua sendo importante para integrar novos colaboradores ou preparar os colaboradores existentes para o avanço. Mas os melhores tipos de treinamento de colaboradores atendem às necessidades de instrução e treinamento da empresa, ao mesmo tempo em que aderem ao estilo preferido do colaborador.
15 Benefícios do Treinamento de Colaboradores
O treinamento e o desenvolvimento de colaboradores podem compensar as empresas de maneiras grandes e pequenas. Aqui estão alguns exemplos do que pode ser realizado quando um treinamento eficaz é implementado e programado regularmente.
1. Manter-se atualizado sobre as atualizações do setor e da tecnologia
Os programas de treinamento de colaboradores podem ajudar os colaboradores a reforçar regularmente suas habilidades básicas e aprimorar sua base de conhecimento para que e assim permaneçam produtivos, engajados e competentes. Essas atualizações vão além da linguagem e siglas para novas tecnologias e inovações, bem como os mais recentes padrões anti-assédio ou detecção de ameaças à segurança cibernética.
2. Revisando as Políticas da Empresa
Assim como as tecnologias mudam, os padrões e as missões da empresa também podem mudar. Uma das melhores maneiras de comunicar essas políticas é com treinamento e educação em conformidade. Quando todos estão alinhados com os valores da empresa, os colaboradores sentem-se mais incluídos com os colegas de trabalho e com a organização. Isso ajuda a construir lealdade e confiança, o que é especialmente importante para os colaboradores da geração Y e da geração Z, que tendem a se interessar em trabalhar para organizações que refletem seus valores.
3. Desenvolvendo Habilidades Sociais
O Relatório do Work Institute de 2020 descobriu que os colaboradores consideram as habilidades sociais — que incluem comunicação, resolução de problemas, gerenciamento de tempo e tomada de decisões — essenciais para sua carreira nos próximos três anos, ainda mais do que habilidades técnicas. Essa percepção dá às empresas a oportunidade de ajudar seus colaboradores a crescer de maneiras que são importantes para elas, o que é benéfico para a empresa a longo prazo.
4. Melhorar a transição para o trabalho remoto
A mudança para o trabalho remoto ou híbrido nos últimos três anos foi impressionante. Uma pesquisa Gallup de 2021 descobriu que 56% dos trabalhadores dos EUA estavam trabalhando totalmente remotamente ou em meio período em um horário híbrido, e 23% disseram que permaneceriam remotos se tivessem a opção. O treinamento e o desenvolvimento podem ser usados para ensinar novas ferramentas aos colaboradores de forma eficaz, introduzindo recursos e processos sem a necessidade de reunir fisicamente as pessoas em um só lugar.
5. Colaborando de forma mais eficaz
Trabalho em equipe e comunicação são essenciais para as empresas, mas nem sempre são os comportamentos mais fáceis de promover. O treinamento, incluindo role-playing e cenários, pode ajudar os colaboradores aprenderem a ser comunicadores abertos e mais eficazes com colegas de trabalho, gerentes e clientes. Oferecer a oportunidade de praticar essas habilidades facilitará sua implantação, mesmo para pessoas que não são atraídas por esses comportamentos naturalmente.
6. Aumentando a Qualidade do Produto
Os benefícios do treinamento de colaboradores vão muito além de seu impacto sobre você ou sua força de trabalho. A IBM relata (p.7) que a satisfação do cliente para empresas que usam tecnologia de aprendizado é 16% maior. Quando seus colaboradores são expostos a treinamento e aprimoramento de habilidades consistentes e de alta qualidade, eles trabalham melhor profissionalmente e são mais produtivos. Os clientes experimentam essas diferenças por meio de melhores serviços e interações mais eficientes.
7. Gerenciando melhor as tarefas
O treinamento pode ajudar os colaboradores a gerenciar seu tempo, suas ferramentas e suas tarefas, individualmente ou em grupo. Quando os colaboradores têm uma melhor compreensão dos processos da empresa e sabem usar adequadamente as ferramentas de que precisam, podem executar melhor as metas e tarefas.
8. Aumentando a moral
Um trabalhador preparado é um trabalhador feliz. Quando um colaborador pode dominar uma tarefa e se sentir confiante em suas habilidades e deveres, essa confiança se reflete em maior produtividade e moral melhorada.
9. Promovendo de Dentro
As empresas continuam lutando com uma lacuna de habilidades. Mas, em vez de procurar incessantemente por colaboradores que atendam aos requisitos do mercado de trabalho, as empresas podem usar o treinamento para elevar os colaboradores atuais a essas funções importantes. Isso pode gerar uma sensação de dedicação e apoio do empregador.
10. Aumentando a Produtividade
É um fato que os trabalhadores treinados são mais produtivos do que os trabalhadores não treinados. O treinamento eficiente de colaboradores equipa os trabalhadores com as habilidades e os conhecimentos necessários para desempenhar com confiança suas funções de trabalho. Os trabalhadores que não se sentem confiantes em suas habilidades apresentarão resultados lentos e podem ser mais lentos para se adaptar às mudanças.
11. Uniformização dos Processos de Trabalho
A padronização é uma vantagem estratégica para as empresas, especialmente em meio a constantes mudanças e incertezas. Uma comunicação clara sobre um trabalho, o que é necessário e quais processos serão seguidos resultará em um acompanhamento consistente e melhores resultados. E como todos na empresa passaram por um treinamento semelhante, eles podem entender os processos e realizar trabalhos sem explicar o básico repetidamente.
12. Redução da Supervisão
O treinamento de colaboradores reduzirá a necessidade de supervisão excessiva, embora, é claro, não a elimine. Os colaboradores que participaram de programas de treinamento e desenvolvimento se sentirão mais confiantes em seus conhecimentos; essa confiança equivale a um trabalho competente e confiável.
13. Redução de Acidentes
A segurança é uma prioridade na indústria da construção: um quinto de todos os acidentes fatais no local de trabalho são relatados neste campo. Quando uma empresa de construção ou engenharia oferece treinamento e desenvolvimento efetivos a seus trabalhadores, sua força de trabalho está mais bem preparada para usar as ferramentas e máquinas relevantes. Isso melhora a segurança e o bem-estar de todos os colaboradores.
14. Esclarecendo Objetivos e Entregas
A frase “estar na mesma página” explica habilmente uma meta de treinamento e desenvolvimento: Estabeleça metas com um plano bem definido para executar as ações necessárias para chegar lá. Esclarecer as expectativas para seus colaboradores ajudará a preencher as lacunas de comunicação e abordar as áreas problemáticas.
15. Redução de desperdícios
Altas taxas de retrabalho afligem empresas de construção, engenharia e arquitetura. Com treinamento eficiente, no entanto, os colaboradores aprendem a solucionar problemas e antecipar desafios para que possam fazer escolhas boas e econômicas com materiais, ferramentas e equipamentos de uma empresa. Isso reduz os custos de construção e retrabalho.
4 etapas para implementar um programa de treinamento de colaboradores
Estabelecer um programa de treinamento pode parecer um morro intransponível a ser escalado se sua empresa não tiver um programa existente — ou se o que você tem parece terrivelmente inadequado. Você não está sozinho: de acordo com a McKinsey and Company, apenas 40% das empresas acreditam que suas estratégias de aprendizado estão alinhadas com seus objetivos de negócios. No entanto, o custo do treinamento e o tempo gasto no desenvolvimento deste programa valerão o esforço.
Se você está pronto para investir em treinamento e implementar um programa de treinamento, veja como começar:
1. Identifique suas necessidades de treinamento
Inicie o processo determinando quais habilidades básicas ou qualificações seus colaboradores precisam para que sua empresa atinja seus objetivos. Identifique métricas de negócios específicas que não são atendidas no momento e decida que tipo de treinamento ajudaria seus colaboradores a atingir esses objetivos.
Perguntas a serem feitas:
- Que impacto desejo que o treinamento e o desenvolvimento de colaboradores tenham na minha organização?
- Quais lacunas de habilidades eu preciso resolver?
- Como o desempenho dos colaboradores está impedindo nosso progresso?
2. Crie um Plano de Ação
Este pode ser o lugar onde você precisa consultar os profissionais. Trabalhe com especialistas em treinamento de colaboradores para selecionar métodos de aprendizado que se alinhem às necessidades e à visão de sua empresa. Esses profissionais podem ajudá-lo a alocar seu investimento nas categorias certas para obter os resultados necessários.
Isso pode parecer árduo, mas muitas grandes organizações podem ajudá-lo a superar esse obstáculo. Isso inclui o Autodesk Training Center, que fornece uma variedade de recursos, incluindo conexões com consultores versados em treinamento de colaboradores, bem como materiais de aprendizado de alta qualidade e respeitáveis.
Perguntas a serem feitas:
- Quais são os tipos certos de aprendizado para minha empresa?
- Quanto tempo de treinamento deve ser necessário?
- Devo incentivar os colaboradores a buscar qualificação, requalificação e aprendizado fora do meu programa de treinamento prescrito, como a Certificação Autodesk?
3. Institua os Treinamentos
Descreva os objetivos de um novo treinamento para seus colaboradores. Lembre-se, muitos colaboradores veem esse investimento como um benefício para seu trabalho. Esteja aberto ao feedback dos colaboradores sobre a qualidade do treinamento ou o tipo de treinamento que você selecionou. O treinamento é tão bom quanto adaptável por seus colaboradores, portanto, a adesão deles é essencial.
4. Avalie os Resultados
Ver um retorno do seu investimento em treinamento é essencial. Alguns resultados virão rapidamente, como treinamento baseado em tecnologia que pode mostrar resultados de questionários ou cenários quase em tempo real. Alguns resultados virão mais lentamente, como esperar por resultados de longo prazo de aumento de produtividade ou redução de custos.
Novamente, um profissional de T&D pode ajudá-lo a avaliar se seus objetivos essenciais estão sendo alcançados. Você pode trabalhar em conjunto para revisitar programas de treinamento, reformulá-los e reimplantar programas que ajudem sua empresa a atingir seus objetivos de negócios neste ano e nos próximos anos.
Artigo original: https://redshift.autodesk.com/importance-of-employee-training/
SOBRE O AUTOR:
KIMBERLY HOLLAND – SENIOR EDITOR, ALLRECIPES.CO
Digital, social, and print content creator in Birmingham, Alabama. Kimberly Holland is a lifestyle writer and editor based. Linkedin: https://www.linkedin.com/in/kimberly-m-holland/