A inteligência artificial do Construction IQ da Autodesk, nova adição ao BIM 360, busca reduzir esses trágicos acontecimentos com a previsão de quais locais da construção podem ser perigosos ou, até mesmo, prejudiciais à qualidade do trabalho.
Graças a adoção dessas novas tecnologias e ferramentas, as informações coletadas melhoram a segurança na construção e diminuem a margem de erros no projeto.
Imagine being a construction manager and having to contend with the fact that every X number of months, someone’s going to die on the job – it’s unfathomable to most of us in white collar jobs.
Imagine ser o gerente de construção e estar ciente do fato de que a cada X número de meses, alguém vai morrer no trabalho – isso é inaceitável para todos nós que trabalhamos com a administração.
Pat Keaney, líder do projeto Construction IQ da Autodesk.
O Construction IQ usa a técnica Natural Language Processing (NLP) – com algoritmos que analisam a linguagem humana para avaliar o risco e alertam sobre os riscos que podem passar despercebidos pelos gerentes de segurança.
Além disso, Keaney também citou o foco no reconhecimento de imagem, com câmeras 360º e o modo Internet das Coisas (IoT). Assim, com esta melhoria, há a estimativa de 5 anos para a garantia da eficiência dessa tecnologia, que salvará muitas vidas.
Ao lado do aumento de qualidade e segurança para o trabalho, a integração entre iPads e smartphones, o Construction IQ também poupa o tempo que seria gasto com toneladas de papéis, melhora a comunicação e aperfeiçoa a troca de informações entre todos da obra.
- Leia mais sobre o assunto no link → Machine Learning e melhorias na construção
Glossário
Inteligência Artificial ou IA: É a sigla para “Artificial Intelligence” ou “Inteligência Artificial” e se trata de um avanço tecnológico que permite que sistemas simulem a inteligência de forma similar a inteligência humana, isso vai muito além da programação de ordens especificas de trabalho para tomar decisões de forma autônoma, baseadas em padrões de enormes bancos de dados.
IoT: Internet das coisas é um conceito que se refere à interconexão digital de objetos cotidianos com a internet, conexão dos objetos mais do que das pessoas. Em outras palavras, a internet das coisas nada mais é que uma rede de objetos físicos capaz de reunir e de transmitir dados.