Arquitetura, Engenharia e Construção, Eventos

Tempo de leitura: 5 minutos

Como obter sucesso desenvolvendo projetos de grandes empreendimentos no BIM

Evandro Longo • Criado em: 14/12/2022 17:31


Autodesk Construction Cloud e Architecture, Engineering & Construction Collection são indispensáveis neste processo de desenvolvimento de grandes empreendimentos.

 

Quando um escritório de projetos de edificações é contratado para desenvolver grandes empreendimentos, sempre é uma dúvida ‘como estruturar esta modelagem’, para que o fluxo de trabalho seja linear e sem causar retrabalho

Entende-se por grandes empreendimentos desde um edifício de grande altura aos condomínios destes que, atualmente, são uma ‘febre’ na construção civil no Brasil, levando a todos a refletir sobre este tema. 

Saiba como então proceder com o desenvolvimento deste trabalho em nosso webinar sobre modelagem de grandes empreendimentos.

 

 

Ter BIM implementado em sua empresa para suprir às demandas de grandes empreendimentos, significa corrigir todos os processos para que todos os players compartilhem suas informações de forma ser possível de maneira imediata retirar quaisquer relatórios necessários.

A tecnologia BIM é um processo integrado que amplia consideravelmente a compreensão do empreendimento e viabiliza a visibilidade dos resultados.

 

Grandes empreendimentos

Exemplo de grandes empreendimentos. Fonte: Autodesk.

 

BIM é Construção Virtual

 

Com a atual demanda de grandes empreendimentos para os projetistas e construtoras de construção civil, projetos desenvolvidos no fluxo BIM são mais eficientes desde que o fluxo seja implementado e estruturado da maneira correta.

Num processo de implantação da plataforma BIM, algumas premissas devem ser alcançadas para um melhor resultado e retorno do investimento realizado. São elas:

  • BIM é Construção Virtual – ao contrário do praticado nos dias de hoje, o objeto final de um projeto não é sua documentação, mas a obra construída. Para tal, é preciso que abandonemos as etapas e os processos praticados incorporando as etapas e processos de obra;
  • BIM é Colaboração – ao se incorporar o processo de obra, durante o desenvolvimento do projeto a colaboração se torna essencial, compatibilizando e resolvendo as interferências de projeto efetivamente ao mesmo tempo que este é desenvolvido, pois todas as especialidades estão colaborando o modelo sempre atualizado.

 

Exemplo de profissional acompanhando o empreendimento no tablet. Fonte: Autodesk.

 

Soluções presentes na coleção de Arquitetura, Engenharia e Construção são fundamentais para a linearidade do fluxo de trabalho, possibilidades ampliadas com a utilização de nosso ambiente comum de dados, a Autodesk Construction Cloud, e ferramentas como o Autodesk Docs e o BIM Collaborate Pro, são indispensáveis nestes processos.

 

Soluções disponíveis na Autodesk Architecture, Engineering & Construction Collection. Fonte: Autodesk.

 

Acesse aqui para saber mais sobre a AEC Collection, coleção de Arquitetura e Construção da Autodesk →

 

O processo de trabalho colaborativo

 

 

O processo de trabalho colaborativo – Worksharing – otimiza o processo de modelagem e amplia as possibilidades num processo BIM. Possibilita a modelagem por diversas pessoas num mesmo arquivo através de Worksets, que se trata de um grupo de elementos, tais como paredes, portas, pisos, mobiliário, caixilhos, escadas e etc. que pertencem a um mesmo assunto, no qual apenas uma pessoa tem a permissão de modelá-los.

Caso outro usuário precise interagir com um elemento pertencente a um workset do qual ele não seja proprietário, é necessário que o devido proprietário dê permissão para que a ação se efetive. Ao criar e inserir novos elementos no modelo estes passam a pertencer ao workset ativo no momento.

Os níveis podem gerar plantas baixas e plantas de forro, ou apenas servir de referência para vincular instâncias.

Normalmente são definidos sempre 3 níveis por andar:

  • Nível do piso acabado (nível do andar);
  • Nível laje osso;
  • Nível do forro.

As vistas são sempre extraídas a partir do piso acabado. Os demais níveis são utilizados para restrições.

 

Logo da Autodesk Construction Cloud. Fonte: Autodesk.

Segue informações sobre Autodesk Construction Cloud num curso rápido e gratuito de atualização →

 

Utilização de Grupos

 

A utilização de Grupos para modelagem num mesmo arquivo de projeto e links para a federação (integração) de modelos de outras disciplinas, também é uma boa prática nestes processos de grandes empreendimentos.

O processo de vínculo entre os arquivos é feito da seguinte forma:

  • Vincule o arquivo desejado através da ferramenta Insert > Link Revit;
  • Utilize a caixa de diálogo aberta para localizar o arquivo e no menu suspenso Positioning, selecione a opção Auto – Internal Point to Internal Point;
  • Caso o modelo necessite ser locado em uma implantação com os pontos base já se geograficamente configurados e adquiridos de um arquivo vinculado do Civil 3D, após mover link para a posição desejada, compartilhe suas coordenadas através da ferramenta Manage > Coordinates > Publish Coordinates;
  • Dentre as opções presentes na caixa de diálogo aberta, escolha Publish the current shared coordinate system to <nome do arquivo vinculado>. Na parte inferior da mesma caixa de diálogo selecione [Change], duplicando a posição <Internal> na caixa de diálogo aberta e identifique a posição desta instância do link (ex.: Bloco 1, para o caso de muitas posições de um mesmo arquivo vinculado) e clique em [OK];
  • Ao salvarmos o nosso arquivo, o Revit perguntará se também desejamos salvar as posições criadas no arquivo vinculado. Selecione [Salvar].

Desta maneira, teremos as coordenadas compartilhadas e prontas para serem apropriadas entre todos que se utilizarem deste arquivo como base, ou mesmo quando precisamos criar um grande modelo federado para validação ou análise.

 

Conclusão

 

Estas e outras práticas foram passadas em nossa apresentação. Assista nosso webinar de como desenvolver grandes empreendimentos e entre em contato com nossa equipe comercial para conversarmos melhor sobre suas necessidades.

 

 

 

TAGS: Architecture Engineering Construction Autodesk Autodesk BIM Collaborate Pro Autodesk Construction Cloud Autodesk Docs BIM building building information modeling construção virtual
Foto autor

Evandro Longo

Formado pela FAU Mackenzie e MBA na FGV, colaborou com diversos escritórios e se dedica ao estudo e consultoria de tecnologias CAD e BIM há mais de 25 anos.




É necessário estar logado para realizar um comentário. Logar

Comentários:
Logo MAPData
Copyright © 2024 MAPData - Revendedor Autorizado Autodesk, Microsoft e Adobe. Todos os direitos reservados.