Vivemos em um mundo de constantes revoluções e muitas inovações. É uma realidade ao qual estamos habituados e que de tempos em tempos se inserem em nossa sociedade.
Alguém duvida que estamos na 4º revolução industrial?
Traçando brevemente a linha do tempo, podemos ver os destaques de cada época na indústria:
- 1º Revolução Industrial (1760 até 1850): Sistema fabril mecanizado, foco nas potências hidráulicas e térmicas;
- 2º Revolução Industrial (1850 e 1870): Produção em massa, eletricidade e linha de montagem;
- 3º Revolução Industrial (1939 e 1945): Conhecida também como Revolução Informacional, temos a computação e automação;
E hoje temos a 4º revolução industrial, mais do que inserida em nossa sociedade, com a chegada da Inteligência Artificial, Robótica, Big Data, sistemas ciberfísicos e etc.
O principal objetivo da revolução 4.0 é fazer com que a cadeia produtiva seja mais eficiente, gastando menos, sem comprometer a qualidade, aplicando as inovações tecnológicas.
Fazendo uma análise global, em 2019 éramos 7,5 bilhões de pessoas, sendo 3 bilhões em meios urbanos e as projeções são que em 2050 seremos em 10 bilhões de pessoas, sendo 7 bilhões inseridas em meios urbanos.
Esse inchaço da iminente urbanização com o aumento populacional faz com que a indústria tenha um aumento enorme de demandas, menos recursos para elevar a produção e uma oportunidade para inovar e fazer melhor.
Componentes da indústria 4.0
Na indústria 4.0 temos alguns fatores que estão intimamente ligados à revolução tecnológica, incorporando sua dinâmica.
Responsáveis por fazer com que o processo produtivo seja enxuto, encurtam o tempo e os recursos necessários para a produção com qualidade. São eles:
- Big data: Termo usado para o tratamento de grande volume de dados. São as informações colhidas em tempo real de todo o processo produtivo, desde o fornecedor da matéria prima até a entrega ao consumidor;
- Cloud computing: São as informações armazenadas cada vez mais rápido, com segurança e garantindo a informação de modo compartilhado;
- API (Application Programming Interfaces), IaaS, PaaS, SaaS – IoS internet dos serviços: Todas as formas de infraestrutura, plataforma ou software como serviço;
- Internet das coisas (IoT): São os objetos físicos conectados entre si. É a hiper conectividade ajudando a melhorar o uso dos objetos;
- Sistemas Ciberfísicos (CPS): Integração entre sistema e a parte física da fábrica. Os softwares inseridos nas máquinas geram as informações a respeito do funcionamento das máquinas, possibilitando um suporte na manutenção preditiva;
- Impressão 3D: Possibilidade de criar protótipos e peças de baixa complexidade;
- Smart Factory: Fábricas inteligentes capazes de projetar, simular, avaliar e otimizar processos e sistemas antes de uma nova fábrica ser construída ou qualquer modificação ser feita em uma fábrica existente, para aumentar a qualidade e reduzir o tempo.
Desafios na implantação da Indústria 4.0
O primeiro desafio na implementação da indústria 4.0 é de fato reconhecê-la como aliada. Algumas pessoas ainda são resistentes à revoluções, porque acreditam que esse fenômeno possa trazer algum impacto negativo à produção, entretanto vemos que, muito pelo contrário, o incentivo à inserção de novas tecnologias no mercado trouxe uma facilidade no dia a dia das pessoas, o que não seria diferente na indústria.
O Brasil ocupa apenas a 69ª colocação no Índice Global de Inovação
É muito importante CEOs, gerentes de produção, coordenadores, usuários, enfim, pessoas ligadas à cadeia, tragam sugestões e soluções tecnológicas que incentivem sua implementação.
Temos hoje uma agenda brasileira dedicada exclusivamente para a indústria 4.0, pela ABDI.
A quarta revolução industrial, que terá um impacto mais profundo e exponencial, se caracteriza por um conjunto de tecnologias que permitem a fusão do mundo físico, digital e biológico.
Segundo o documento da ABDI.
Fonte: Indústria 4.0 - ABDI
Outros desafios ligados à implantação são: a capacitação da equipe com a formação de profissionais, traçar uma cadeia produtiva integrada, investimento de banda larga e uma articulação institucional que apoie as boas práticas.
Trabalhando com grandes montagens na engenharia. Saiba mais →
Objetivo da Indústria 4.0
Sem dúvida, o objetivo da indústria 4.0 é transformar a indústria de hoje para que tenhamos uma indústria no futuro mais competitiva no país e no mundo.
Com produtos de qualidade, gestão eficiente, baseada no conceito de lean manufacturing, modelo japonês de gestão, que consiste em aumentar a produção com a menor quantidade de recursos possíveis, sem comprometer a qualidade final do produto.
Além disso, temos números que podem representar os ganhos com sua implantação:
- 10% a 40% redução de custos com manutenção dos equipamentos;
- 10% a 20% reduzir consumo de energia;
- 10% a 25% de aumento na eficiência do trabalho.
A Autodesk em convergência com a Indústria 4.0
A Autodesk tem o portfólio mais abrangente para a manufatura com sua experiência em mais de 30 anos no mercado.
Os softwares desenvolvidos trazem tecnologias com adoção de cloud computing, dispositivos móveis, realidade virtual e generative design, que permitem maior capacidade de inovação na indústria.
A Autodesk trabalha com o conceito de lean manufacturing em suas soluções para as empresas tenham maior facilidade de serem inseridas no mercado da indústria 4.0.
Principais soluções Autodesk em convergência direta com a indústria 4.0:
- Gerenciamento da documentação: A solução do Autodesk Vault permite esse gerenciamento com a conexão entre todos os envolvidos e controle de acesso, garantindo a segurança das informações;
- Documentação em nuvem: Temos o Fusion Team, que é uma plataforma em nuvem, onde temos a possibilidade de ter um departamento inteiro envolvido em uma única plataforma de comunicação;
- Tecnologia AnyCAD: Permite a colaboração Multi-CAD – É uma tecnologia integrada ao Inventor que possibilita abrir arquivos de outras plataformas como: SolidWorks, Catia, Solid Edge, Creo e etc de forma nativa, fortalece a colaboração em ambientes multi-CAD;
- Design do produto: Ferramentas de Design mecânico como o Inventor, documentação e simulação de produtos de nível profissional, simulação com o Inventor Nastran, Interoperabilidade entre Fusion 360 & Inventor, Autodesk Eagle (circuitos eletrônicos) incorporado ao Fusion 360, 2D PCB layout e 3D PCB design e Ciclo de vida de desenvolvimento do produto completo dentro do Fusion 360. Esses são alguns exemplos de aplicação com as ferramentas Autodesk para a indústria.
- Design Generativo: Exploração de Design auxiliando a validação dos produtos, geometria editáveis prontas para CAD e elementos CAD criados com base em restrições de fabricações do mundo real e requisitos de desempenho de produtos;
- Simulação: Validação dos dados por meio de CAE. Tipos de simulação possíveis: Simulações não linear, fadiga, térmico, vibração dinâmica. Funções de simulação na nuvem com o Fusion 360;
- Renderização e animação profissionais: Ferramentas como 3ds Max & VRED para que engenheiros possam criar apresentações de produtos, revisões de projeto com incríveis níveis de detalhes;
- Soluções CAM: Módulo avançado CAM automatizado para programação CNC de 2,5 até 5 eixos, Editor e transmissor NC, associatividade com modelo CAD, módulos específicos para AM (impressão 3D), extensão Fusion 360 Manufacturing e Autodesk FeatureCAM incorporado ao Fusion 360;
- Nesting: Módulo CAD de programação de corte de chapa incorporado em CAD que ajuda a otimizar o rendimento da matéria-prima;
- Revisão de Design & Factory Design: Planejar e validar layouts de fábrica para a colocação eficiente de equipamentos para melhorar o desempenho da produção. Analisar processos, otimize o fluxo de material, verifique se há confrontos, reduza o tempo de volume;
- Autodesk Forge: Plataforma em nuvem para desenvolvimento de APIs, tenha visualizadores 3D e 2D na palma da sua mão com conexões sensoriadas com os modelos físicos, API para automação de design, Inventor iLogic.
Conclusão
Vivemos em um mundo de constantes revoluções e muitas inovações. É uma realidade ao qual estamos habituados e que de tempos em tempos se inserem em nossa sociedade.
Por mais tempo que leve para nos acostumarmos aqui no Brasil com a indústria 4.0, sem dúvida alguma e com propriedade, ela é uma realidade.
A Autodesk se desenvolveu e se preparou ao longo dos anos para atender e entregar o que há de melhor para este mercado e mostramos ao longo deste artigo que são soluções completas incorporando a dinâmica do que exige a indústria 4.0.
O mundo exigirá soluções eficientes que tragam menos impactos ao meio ambiente e maior produtividade. De fato, uma sociedade verdadeiramente sustentável alinhada a cadeia produtiva sustentável. E já estamos olhando para essa realidade consolidada, com a sociedade 5.0 que em breve você ouvirá falar mais e que ganhará destaque e espaço no mundo.
Buscando a entrega do que há de melhor para o mercado e aos nossos clientes, nós da MAPData também nos preparamos, nos aperfeiçoamos e temos em nossa equipe especialistas certificados no segmento da indústria e manufatura.
Confira nosso webinar "Visão estratégica Autodesk para a indústria de manufatura" e tenha melhor eficiência em sua produção. Se quiser conhecer mais das ferramentas ou entender como melhorar sua cadeira produtiva, entre em contato conosco.