Autor: Priscilla Fiorin – Autodesk - Artigo original: https://blogs.autodesk.com/por-dentro-da-autodesk-brasil/2019/09/23/magna-engenharia-compartilha-experiencia-com-plataforma-autodesk-para-disseminar-metodologia-bim-no-brasil/
A Magna Engenharia dissemina metodologia BIM (Building Information Modeling) e, de olho no potencial da mesma, desenvolveu um produto que abrange consultoria e implantação dessa inovação em empresas de infraestrutura.
Com 50 anos de atuação, a Magna fez com que sua equipe pudesse entender as nuances da necessidade do mercado de infraestrutura. A principal latente nos dias de hoje é a aquisição das ferramentas adequadas para BIM e o melhor aproveitamento das mesmas.
Para BIM, o mais conhecido e completo pacote de softwares do mercado foi citado pela Magna: a AEC Collection e as ferramentas em nuvem BIM 360, da Autodesk.
A Magna afirma ser pioneira na implantação de tecnologia da informação aos seus processos, o que ocorreu há 30 anos, quando adotaram o AutoCAD, uma das maiores revoluções na história do mercado de engenharia.
Assim, com o perfil voltado à inovação no desenvolvimento de projetos e soluções de engenharia, o investimento na metodologia BIM, tanto em tempo, treinamento e ferramentas tecnológicas, foi um caminho previsível.
Vemos uma grande oportunidade de mercado com essa iniciativa pois notamos que muitas empresas têm um conhecimento muito superficial do BIM e por isso não conseguem explorar todo o potencial que a metodologia pode oferecer, impactando diretamente na sua produtividade e margem de lucro.
afirma Carlos Consíglio, diretor da Magna Engenharia.
Segundo o gerente de tecnologia da Magna, Wagner Tarasiuk, a indústria de engenharia precisa entender que BIM não é só aquisição de software e pensar assim gera frustração no uso da metodologia.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sinaenco (Sindicato das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva), apenas 8% das empresas de engenharia do país estão usando o BIM e, deste número, 34% estão em fase inicial.
A expectativa da Magna é ampliar a consultoria para empresas tanto na esfera pública quanto na privada, a fim de acelerar a implantação da construção digital que o BIM proporciona e ajudar o Brasil a avançar no que diz respeito às obras de infraestrutura que tanto impactam a nossa economia.
Um parceiro como a Magna nos ajuda na transformação digital da indústria, e amplifica os benefícios que o BIM proporciona com toda a inteligência de dados que a metodologia oferece baseados em nossa tecnologia
afirma Claudio Pinto, diretor de vendas da Autodesk Brasil.
Fonte: Blog Autodesk.
PRISCILLA FIORIN – AUTODESK
Priscilla Fiorin é jornalista e trabalha há 20 anos no setor de tecnologia. Há 8 na Autodesk, é responsável pelas ações de Brand Marketing da empresa.