O Studio Z Design and Animation é um estúdio brasileiro de animação fundado em 2008, na capital São Paulo. Com quinze anos de atuação, o estúdio registra a marca de mais de 1.000 filmes publicitários e institucionais desenvolvidos para grandes marcas de empresas nacionais e internacionais, atuando em países como EUA, Singapura, Colômbia, Argentina, França e Omã.
Visando a aprimoração de técnicas audiovisuais e de design para as demandas publicitárias houve um estudo voltado para a criação de personagens e conceitos, esforços que resultaram no inédito trabalho da Studio Z, uma série de animação que obteve repercussão internacional, chamada Babydino Tales. No enredo, a animação infantil retrata a aventura de dois irmãos com seus novos amigos dinossauros.
Making-of Babydino Tales. Projeto realizado pela Studio Z.
Os resultados obtidos com a série foram um divisor de águas para Studio Z Design and Animation, impulsionando-a para o mercado de produção exclusiva de animação. Tal fato redefiniu a estratégia da empresa, renunciando sua atuação majoritária em filmes publicitários. Diante do novo cenário o time de profissionais encarou os diversos desafios de produção e de rigging para animação de personagens. Decisão que resultou em mais investimento para novas ferramentas e treinamentos, objetivando criações arrojadas e criativas.
Atualmente estão produzindo o primeiro longa-metragem de animação com estreia para 2024. Ao longo de sua jornada no audiovisual e após a migração para a animação a Studio Z manteve suas criações com as soluções Autodesk, em decorrência da assertividade e da flexibilidade apresentadas pelos softwares.
Babydino Tales está entre os grandes projetos em produção pela Studio Z na área de animação. Sua concepção originou-se na época da pandemia, naquele momento o convívio humano estava limitado, fato que impulsionou canais televisivos, plataformas de streaming e produtoras a investirem em novos conteúdos que não dependessem da atuação humana na representação. Neste recorte houve a oportunidade para a Studio Z.
Babydino Tales. Projeto realizado pela Studio Z.
Com um time altamente criativo, os artistas utilizavam o tempo das renderizações das peças publicitárias para testar conceitos, criar personagens e histórias que almejavam produzir futuramente, sem um fim comercial definido.
A partir destes dois fatos a Studio Z pode transformar os esboços e testes desenvolvidos pela equipe nos últimos 3 anos. Por meio de testes reais, refinando técnicas e conceitos obtiveram a criação final ideal. O conteúdo foi co-produzido com o canal Chinês iQIYI, formatado em 26 episódios da série Babydino Tales.
Babydino Tales. Projeto realizado pela Studio Z.
Nesta fase, o time Studio Z atuou com os softwares Maya e 3ds Max da Autodesk, trabalhando na arte finalização com detalhamento de personagens cartoon e renderizações otimizadas.
Uma grande provocação que Babydino Tales acarretou ao projeto e ao time Studio Z ocorreu no detalhamento de partes específicas do corpo de um dos personagens principais, o Tiranossauro Rex chamado Sassauro. Normalmente personagens animados possuem os olhos semelhantes aos seres humanos, fixados no rosto de maneira simétrica, todavia o corpo tridimensional do personagem dinossauro é uma silhueta, o que demandou um estudo e aplicações específicas.
A solução aplicada foi o desenvolvimento de um RIG totalmente customizado, utilizando os recursos de animação do Maya, que após diversos testes e versões, atingiu o nível de qualidade visual que procuravam. Para a renderização das cenas, utilizaram o 3ds Max. Nele importavam as cenas geradas para a configuração final e posteriormente enviavam para o trabalho de render farms (terceiros) distribuídos geograficamente.
Assim como a renderização, o trabalho de animação também foi terceirizado com profissionais no mundo todo, o modelo de produção distribuída favorece financeiramente o trabalho, tornando-o mais viável com a colaboração de estúdios ou produtoras.
Babydino Tales. Projeto realizado pela Studio Z.
Em sua essência a Studio Z tinha o propósito de ir para além da publicidade, atuando com filmes e séries animadas. A produção do Babydino Tales foi o produto que representou essa transformação da produtora, com o lançamento ao mercado houve a redução de demandas de publicidade e uma crescente em projetos de animação.
Com uma reformulação estabelecida em seu negócio, a Studio Z passou a ofertar em seu portfólio toda a parte conceitual de uma obra, sendo a história, roteiro e o design dos personagens.
Por meio do reconhecimento de mercado e expertise adquirida, integram grandes eventos internacionais. A fim de seguir no caminho da inovação, estão atuando no projeto de longa metragem, que atualmente está no estágio de finalização para envio a etapa de sonorização e efeitos. A estreia nos cinemas está prevista para 2024.
Babydino Tales. Projeto realizado pela Studio Z.
A produtora Studio Z Design Animation utiliza as soluções Autodesk Maya e 3ds Max desde a sua fundação em 2008. Em 2019 vivenciou seus maiores objetivos, quando a pandemia gerou uma mudança no mercado audiovisual, abrindo as portas para a avançarem com a entrega de um projeto que estava sendo concebido há aproximadamente 3 anos.
O conhecimento e expertise que o time de profissionais da Studio Z possuía nas ferramentas de modelagem e animação foram colocados à prova para desenvolverem novas técnicas que os permitiriam atingir o resultado que desejavam.
O lançamento da série Babydino foi o início de uma nova jornada para a produtora, que neste momento desenvolve inúmeros conteúdos além de peças publicitárias, como sempre desejaram.
Para um período de médio a longo prazo o Studio Z pretende crescer para absorver todas as etapas de criação e produção das séries e filmes de animação com recursos e investimentos próprios.
Babydino Tales. Projeto realizado pela Studio Z.