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Tempo de leitura: 5 minutos

Ferramentas para criar materiais e texturas 3D com Adobe Substance 3D Collection

Douglas Anjos • Criado em: 16/12/2022 9:33


Na conclusão de mais um webinar criativo, trouxemos diversos insights sobre a mais nova linha de soluções Adobe para o ramo de texturas 3D agregado pelo Adobe Substance 3D Collection.

 

Nesta edição, o webinar “3 ferramentas para criar materiais e texturas 3D” trouxe a usabilidade das soluções Autodesk 3ds Max junto a qualidade de texturas do Adobe Substance Collection juntos, num mesmo projeto. 

Trouxemos aqui a gravação do webinar, caso queira assistir antes de continuar sua leitura.

 

Aqui você encontra a gravação do webinar →

 

Physically Based Rendering - Renderização Baseada Fisicamente

 

As renderizações estão cada vez mais realísticas e a cada ano que passa, mais os computadores e nuvens de processamento estão mais avançadas, com poderes de renderização gigantescos e junto a essa alta demanda de hardware, temos também a necessidade de entregar estes renders com mais qualidade e o mais próximo da realidade que for possível.

É aí que entra as funcionalidades dos aplicativos da Adobe Substance 3D Collection, que podem criar materiais e texturas em PBR (Physically Based Rendering - Renderização Baseada Fisicamente), onde há uma oferta de texturas com mais inteligência nos cálculos de refração de luz, opacidade de objetos, height e alteração de modelamento com o Normal Map

 

Fonte: Adobe.

 

Continuando... Separamos o webinar em 5 módulos, como está melhor explicado a seguir: 

 

Interoperabilidade de softwares Autodesk e Adobe Substance

 

A importância das soluções de tecnologia interoperadas nativamente através de parcerias sólidas é uma das características que definem que a solução leva a sério a qualidade e tempo de execução dos usuários, o Autodesk 3ds Max e Autodesk Maya possuem em sua instalação, nativamente o plugin do Adobe Substance permitindo uma troca de informações bidirecional e mais transparente entre as soluções. 

Já é de conhecimento que a inclusão de novas ferramentas no fluxo de trabalho sempre causa temor em toda a equipe, pois em sua maioria, o volume de dados e informações aumentam, qualificação técnica especializada nas respectivas soluções é necessária e a troca de informações entre pessoas e softwares requer maior atenção. 

 

Fonte: Adobe.

 

Pensando nestes problemas, tem se tornado uma prática eficaz empresas dos mais variados setores se unirem e criem fluxos de trabalho mais consistentes e eficientes. Um bom exemplo desta parceria, é que observamos claramente entre a Autodesk e Adobe que a cada nova atualização vem melhorando mais e mais a bidirecionalidade entre suas soluções. 

O plugin do Adobe Substance (para 3ds Max e Maya), por exemplo, suporta uma ampla gama de recursos, que são projetados para lhe dar todo o poder do ecossistema de substâncias ao seu alcance. ‎‎O plugin fornece soluções de um clique para construir redes de sombreado para uso com renderizadores populares como: Vray, Corona, Arnold, Redshift e Octane‎‎.‎

Usando esta bidirecionalidade no Autodesk 3ds Max, podemos importar de forma mais fácil materiais diretamente do Substance para o editor de materiais do 3ds Max. Independente da indústria seja ela: design, jogos ou efeitos visuais, o Substance proporciona uma experiência única com características otimizadas para uma maior produtividade

 

Captura de materiais reais para o Digital

 

Uma das soluções da coleção Adobe Substance 3D, o Adobe Substance 3D Sampler realiza o reconhecimento de texturas através de fotos reais dos locais que deseja que a solução imite como textura 3D.

  • Vá do físico ao digital em um clique;
  • Digitalize e aprimore ativos para 3D;
  • Transforme fotos do mundo real em materiais em 3D;
  • Combine e misture materiais;
  • Uma biblioteca ampla de conteúdo para começar;
  • O centro do seu fluxo de trabalho em 3D;
  • Os recursos do Substance 3D Sampler fornecem um conjunto completo de ferramentas para digitalizar materiais.

 

Fonte: Adobe.

 
Pintura 3D

 

O Adobe Substance 3D Painter é responsável pela pintura dinâmica de objetos 3D ao trazer o modelo e abrir sua malha para que seja aceita no Autodesk 3ds Max e Maya, facilitando o processo de adequação do material ao objeto.

  • Pinte em tempo real em 3D;
  • Dê vida aos seus ativos em 3D com pintura;
  • O padrão do setor;
  • Total liberdade criativa;
  • Ferramentas inteligentes para trabalhos aprimorados;
  • O resultado diante de seus olhos;
  • Não destrutivo;
  • Poder e usabilidade para uma experiência de pintura excelente.

 

Fonte: Adobe.

 

Texturas parametrizadas

 

A solução predileta dos modeladores de ambientes repetitivos, como paredes, florestas, pele de personagens e muito mais, Adobe Substance 3D Designer.

  • Criação de ativos em 3D sem limites;
  • Descubra as vantagens da criação procedural;
  • O padrão do setor em criação de materiais;
  • Não destrutivo, não linear;
  • Possibilidades e combinações infinitas;
  • Vá muito além dos materiais;
  • Integração a qualquer fluxo de trabalho;
  • Os recursos do Substance 3D Designer fornecem controle total do processo criativo para criação de materiais e muito mais.

 

Fonte: Adobe.

 

Biblioteca de ativos Substance

 

Ações que facilitam a execução do dia a dia são sempre bem-vindos nos projetos 3D, uma vez que a criação de certos tipos de texturas e também objetos 3D são padronizados e, muitas vezes, tomam um tempo gigantesco para ter mais do mesmo. A coleção da Adobe Substance 3D agora traz consigo 100 créditos mensais para aquisição de objetos 3D e texturas, diretamente do acervo da Adobe, para utilização na sua biblioteca de ativos.

 

Fonte: Adobe.

 

Ainda curioso sobre as soluções acima citadas? 

Não se preocupe, nós gravamos o webinar para você poder assistir quando quiser! →

 

 

 

TAGS: Adobe software Adobe Substance 3D Collection Substance 3D texturas Substance Painter Substance Sampler Substance Designer Renderização Baseada Fisicamente Physically Based Rendering
Foto autor

Douglas Anjos

É especialista Adobe da MAPData, conhece desde pixels e vetores até os quadros de vídeos em animações, trabalhando também na área de Documentos Digitais.




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