Nesta edição, o webinar “3 ferramentas para criar materiais e texturas 3D” trouxe a usabilidade das soluções Autodesk 3ds Max junto a qualidade de texturas do Adobe Substance Collection juntos, num mesmo projeto.
Trouxemos aqui a gravação do webinar, caso queira assistir antes de continuar sua leitura.
Aqui você encontra a gravação do webinar →
Physically Based Rendering - Renderização Baseada Fisicamente
As renderizações estão cada vez mais realísticas e a cada ano que passa, mais os computadores e nuvens de processamento estão mais avançadas, com poderes de renderização gigantescos e junto a essa alta demanda de hardware, temos também a necessidade de entregar estes renders com mais qualidade e o mais próximo da realidade que for possível.
É aí que entra as funcionalidades dos aplicativos da Adobe Substance 3D Collection, que podem criar materiais e texturas em PBR (Physically Based Rendering - Renderização Baseada Fisicamente), onde há uma oferta de texturas com mais inteligência nos cálculos de refração de luz, opacidade de objetos, height e alteração de modelamento com o Normal Map.
Fonte: Adobe.
Continuando... Separamos o webinar em 5 módulos, como está melhor explicado a seguir:
Interoperabilidade de softwares Autodesk e Adobe Substance
A importância das soluções de tecnologia interoperadas nativamente através de parcerias sólidas é uma das características que definem que a solução leva a sério a qualidade e tempo de execução dos usuários, o Autodesk 3ds Max e Autodesk Maya possuem em sua instalação, nativamente o plugin do Adobe Substance permitindo uma troca de informações bidirecional e mais transparente entre as soluções.
Já é de conhecimento que a inclusão de novas ferramentas no fluxo de trabalho sempre causa temor em toda a equipe, pois em sua maioria, o volume de dados e informações aumentam, qualificação técnica especializada nas respectivas soluções é necessária e a troca de informações entre pessoas e softwares requer maior atenção.
Fonte: Adobe.
Pensando nestes problemas, tem se tornado uma prática eficaz empresas dos mais variados setores se unirem e criem fluxos de trabalho mais consistentes e eficientes. Um bom exemplo desta parceria, é que observamos claramente entre a Autodesk e Adobe que a cada nova atualização vem melhorando mais e mais a bidirecionalidade entre suas soluções.
O plugin do Adobe Substance (para 3ds Max e Maya), por exemplo, suporta uma ampla gama de recursos, que são projetados para lhe dar todo o poder do ecossistema de substâncias ao seu alcance. O plugin fornece soluções de um clique para construir redes de sombreado para uso com renderizadores populares como: Vray, Corona, Arnold, Redshift e Octane.
Usando esta bidirecionalidade no Autodesk 3ds Max, podemos importar de forma mais fácil materiais diretamente do Substance para o editor de materiais do 3ds Max. Independente da indústria seja ela: design, jogos ou efeitos visuais, o Substance proporciona uma experiência única com características otimizadas para uma maior produtividade.
Captura de materiais reais para o Digital
Uma das soluções da coleção Adobe Substance 3D, o Adobe Substance 3D Sampler realiza o reconhecimento de texturas através de fotos reais dos locais que deseja que a solução imite como textura 3D.
- Vá do físico ao digital em um clique;
- Digitalize e aprimore ativos para 3D;
- Transforme fotos do mundo real em materiais em 3D;
- Combine e misture materiais;
- Uma biblioteca ampla de conteúdo para começar;
- O centro do seu fluxo de trabalho em 3D;
- Os recursos do Substance 3D Sampler fornecem um conjunto completo de ferramentas para digitalizar materiais.
Fonte: Adobe.
Pintura 3D
O Adobe Substance 3D Painter é responsável pela pintura dinâmica de objetos 3D ao trazer o modelo e abrir sua malha para que seja aceita no Autodesk 3ds Max e Maya, facilitando o processo de adequação do material ao objeto.
- Pinte em tempo real em 3D;
- Dê vida aos seus ativos em 3D com pintura;
- O padrão do setor;
- Total liberdade criativa;
- Ferramentas inteligentes para trabalhos aprimorados;
- O resultado diante de seus olhos;
- Não destrutivo;
- Poder e usabilidade para uma experiência de pintura excelente.
Fonte: Adobe.
Texturas parametrizadas
A solução predileta dos modeladores de ambientes repetitivos, como paredes, florestas, pele de personagens e muito mais, o Adobe Substance 3D Designer.
- Criação de ativos em 3D sem limites;
- Descubra as vantagens da criação procedural;
- O padrão do setor em criação de materiais;
- Não destrutivo, não linear;
- Possibilidades e combinações infinitas;
- Vá muito além dos materiais;
- Integração a qualquer fluxo de trabalho;
- Os recursos do Substance 3D Designer fornecem controle total do processo criativo para criação de materiais e muito mais.
Fonte: Adobe.
Biblioteca de ativos Substance
Ações que facilitam a execução do dia a dia são sempre bem-vindos nos projetos 3D, uma vez que a criação de certos tipos de texturas e também objetos 3D são padronizados e, muitas vezes, tomam um tempo gigantesco para ter mais do mesmo. A coleção da Adobe Substance 3D agora traz consigo 100 créditos mensais para aquisição de objetos 3D e texturas, diretamente do acervo da Adobe, para utilização na sua biblioteca de ativos.
Fonte: Adobe.
Ainda curioso sobre as soluções acima citadas?
Não se preocupe, nós gravamos o webinar para você poder assistir quando quiser! →