Implantação de uma ferramenta que vai beneficiar o sistema imobiliário de Manaus.
A MAPData e a Prefeitura de Manaus, nesta quarta-feira (17), deram início à implantação do BIM (Building Information Modeling), ferramenta que vai beneficiar de forma inédita o sistema imobiliário da capital, além de agilizar os processos de licenciamento urbano, economizando principalmente tempo e dinheiro.
O especialista BIM da MAPData, Evandro Longo esteve presente no evento para palestrar sobre a implantação da ferramenta que trará diversas soluções direcionadas ao planejamento e elaboração de projetos urbanos.
A utilização dessa metodologia inovadora vai reduzir até 40% na economia de projeto. A partir de agora nós utilizaremos em todos os planejamentos do município e também nos órgãos que trabalham com licenciamento, já com projetos entregues nessa ferramenta, desburocratizando propostas e otimizando tempo.
relatou o secretário da Semef, Lourival Praia.
Com o BIM, é possível simular o projeto e entender seu comportamento antes de sua construção real ser iniciada, o que contribui para auxiliar nas decisões e comparar as várias alternativas de design e identificar qualquer incompatibilidade no projeto reduzindo os desperdícios, aditivos de prazos e custos do projeto.
Segundo o diretor de vendas da Autodesk no Brasil, João Fernandez, a cidade de Manaus se destaca com a inovação tecnológica.
A metodologia garante que a cidade se torne case para outras prefeituras e nos dá a expectativa de que ela seja apresentada no próximo Congresso Mundial da Autodesk, em Las Vegas.
declarou João Fernandes, Autodesk.