Fundada em 1981 em Belo Horizonte (MG), a Direcional Engenharia é, atualmente, uma das maiores construtoras do país, com mais de 150 mil unidades entregues em 14 estados brasileiros. A empresa aposta na tecnologia como a grande aliada do método construtivo que consolidou – e que a coloca entre as maiores especialistas no Programa Casa Verde e Amarela de habitação popular.
Ao longo de sua história, sem deixar de lado o compromisso de ajudar a diminuir o déficit habitacional no Brasil, a Direcional desenvolveu o conhecimento necessário para atuar também nos segmentos de alto e médio padrões. No entanto, com o crescimento da empresa e o aumento da complexidade dos projetos, a Direcional enxergou a possibilidade de otimizar processos, especialmente aqueles relacionados a orçamentação, ajustes em projetos e gestão de informações das obras, que impactavam diretamente nos resultados da companhia.
Além disso, o modelo de negócios mantido pela companhia, de servidores on-premises e projetos ainda aceitos em papel, dificultava o trabalho de compatibilização e análises de seus profissionais, que também poderia ser melhorado.
Para manter a qualidade de seus projetos e a competitividade em suas obras, em 2019, a Direcional criou um núcleo para estudar e desenvolver o BIM (Modelagem da Informação da Construção) em seus processos. Afirma Vinícius Lott Mont’Alverne, gerente nacional de projetos, planejamento e acompanhamento de obras da Direcional:
Vínhamos em um processo de evolução tecnológica na companhia e mais recentemente vimos a importância de otimizar a gestão da informação em nossos projetos e digitalizar também o trabalho no canteiro de obras.
Vinícius Lott Mont’Alverne, gerente nacional de projetos, planejamento e acompanhamento de obras da Direcional.
Segundo ele, também faltava estabelecer fluxos pré-definidos de desenvolvimento de projeto para evitar a perda de informações ao longo do projeto, o que acabava atrasando os trabalhos.
Confira e saiba mais sobre otimização com BIM com a ótima experiência com BIM da Direcional →
-
-
Projeto de um empreendimento realizado pela equipe. Imagem concedida pela Direcional.
Projeto da instalação do empreendimento realizado pela equipe. Imagem concedida pela Direcional.
Previous Next
Solução
Para viabilizar o projeto de adoção do BIM, a Direcional buscou capacitação e consultoria. Assim iniciou a parceria com a MAPData, única parceira Platinum da Autodesk na América Latina. A consultoria apoiou a empresa no desenho das primeiras diretrizes para a implantação do BIM.
Em 2019, sob a orientação da MAPData, a Direcional adquiriu suas primeiras licenças da Autodesk Architecture, Engineering & Construction Collection, suíte de ferramentas de software para arquitetura, engenharia e construção. A empresa também levou para a nuvem todas as informações e projetos que até ali eram mantidos em servidores on-premises. Conta Lucas Ferreira da Silva, coordenador do núcleo BIM da Direcional:
Manter os arquivos em máquinas dentro do escritório era mais custoso, pois demandava atualizações frequentes dos equipamentos, além de que dificultava o compartilhamento de arquivos com engenheiros, arquitetos e profissionais envolvidos em um mesmo projeto.
Lucas Ferreira da Silva, coordenador do núcleo BIM da Direcional.
Ele acrescenta que o fato de não estar online impedia que todos trabalhassem em uma mesma versão dos projetos e implicava na perda de informações pelo caminho.
Todo o parque de máquinas dos engenheiros e arquitetos da Direcional foi atualizado para rodar os novos softwares com eficiência. Ainda em 2019, a Direcional realizou um projeto-piloto com uma construção padrão, que poderia depois ser reutilizada, para entender como tirar proveito do BIM e como organizar os processos e as informações.
Em 2020, já com o projeto de adoção de BIM mais maduro, a empresa expandiu o uso das soluções Autodesk e entrou em um processo de ampliação do conhecimento para todas as equipes e áreas da empresa.
A Direcional recebeu treinamentos da MAPData, capacitou toda a sua equipe e, a partir de março de 2021, passou a fazer as contratações dos projetos em BIM. Diz Silva:
Os fornecedores agora entregam os projetos das diversas disciplinas em BIM, na nuvem, e os especialistas do nosso núcleo realizam toda a análise, compatibilização e modelagem. Os projetos são disponibilizados virtualmente e todos podem contribuir.
Lucas Ferreira da Silva, coordenador do núcleo BIM da Direcional.
Afirma o coordenador, que a modelagem 3D permite gerar quantidades automaticamente e complementa que o levantamento de custos das obras também foi automatizado nas novas ferramentas Autodesk. E reforça:
Da aquisição de um terreno à construção, a orçamentação da obra envolvia uma equipe grande e exigia muito trabalho manual. Isso também foi automatizado com a AEC Collection.
Lucas Ferreira da Silva, coordenador do núcleo BIM da Direcional.
Atualmente, todo o processo foi automatizado. Segundo Alverne, o gerente nacional de projetos, planejamento e acompanhamento de obras da Direcional, desde novembro de 2021, também a equipe em campo – do engenheiro de obra ao time de produção – conta com dispositivos móveis a partir dos quais consegue visualizar e manipular projetos, fechando o ciclo de automação.
Veja neste artigo todas as soluções inclusas da Autodesk AEC Collection →
-
-
-
-
-
Imagem renderizada de um quarto do apartamento. Imagem concedida pela Direcional.
Projeto das construções complementares. Imagem concedida pela Direcional.
Projeto da fachada com paisagismo. Imagem concedida pela Direcional.
Vista das áreas verdes. Imagem concedida pela Direcional.
Projeto de uma torre desenvolvido pela equipe. Imagem concedida pela Direcional.
Previous Next
Benefícios
Ao estruturar e implementar BIM ao longo de todos os seus processos de trabalho, a Direcional conseguiu otimizar desde a produtividade de suas equipes – no escritório e em campo – até a eficiência de custos de suas obras.
Alverne afirma que em 2021 a empresa realizou a transição de 60% dos projetos para a plataforma BIM. A expectativa, de acordo com o gerente, é que 100% dos projetos produzidos ou contratados em 2022 tenham disciplinas em BIM. E avalia:
Experimentamos ganhos desde o início, com a troca dos documentos através da nuvem. Isso elimina a complexidade do intercâmbio de informações com os fornecedores, garantindo assertividade e dando muito mais confiança às informações.
Vinícius Lott Mont’Alverne, gerente nacional de projetos, planejamento e acompanhamento de obras da Direcional.
Os principais benefícios com a adoção do BIM baseado na AEC Collection também incluem:
- Diminuição de prazos de entrega das obras;
- Redução de mão-de-obra interna;
- Eliminação de perda de informações;
- Redução de desperdícios na construção.
A capacidade de análise dos projetos e de compatibilidade das entregas de diferentes disciplinas também aumentou expressivamente a partir da implementação das ferramentas Autodesk. Diz Silva:
Hoje a equipe interna de analistas utiliza as ferramentas para entender a compatibilidade. Verifica com facilidade eventuais erros de projetos.
Lucas Ferreira da Silva, coordenador do núcleo BIM da Direcional.
Para dar uma ideia do aumento de produtividade, ele afirma que o número de verificações realizadas passou de poucos milhares para mais de 37 mil. E comemora:
O projeto hoje chega em campo devidamente compatibilizado, ajustado e sem a necessidade de correções.
Lucas Ferreira da Silva, coordenador do núcleo BIM da Direcional.
Quando o assunto é orçamentação, Alverne destaca a maior eficiência financeira alcançada pela Direcional. Com a modelagem 3D realizada com as soluções Autodesk, a empresa conseguiu eliminar trabalhos manuais para medição e orçamentos.
Pudemos automatizar a geração de quantidades, facilitar o levantamento de custos, ganhar produtividade e, inclusive, velocidade na entrega de projetos.
Vinícius Lott Mont’Alverne, gerente nacional de projetos, planejamento e acompanhamento de obras da Direcional.
Afirma, acrescentando que o fato da inovação estar também no canteiro de obras permite melhor gestão na logística dos materiais, o que também ajuda a aumentar a eficiência financeira. O ganho de eficiência em produtividade de orçamentos chega a 47%, segundo Alverne.
Durante todas as fases do projeto de adoção de BIM, a Direcional contou com o apoio da MAPData. Até aqui, os treinamentos eram adquiridos um a um, cada vez que um novo usuário surgia. Agora, a empresa começa a adotar a MAPData Academy, que permite o acesso irrestrito aos conteúdos de treinamentos na modalidade EAD da MAPData, assegurando assim a capacitação contínua de seu time.
-
-
-
Projeto multidisciplinar compatibilizado pela equipe. Imagem concedida pela Direcional.
Projeto das instalações hidrossanitárias e de combate a incêndio. Imagem concedida pela Direcional.
Vista interna das instalações de combate à incêndio. Imagem concedida pela Direcional.
Previous Next
Além da otimização de seus processos, do ganho de produtividade e da melhor gestão orçamentária e de projetos, ao implementar o BIM, a Direcional pavimentou o caminho para a inovação. Revela Silva, para finalizar:
Estamos preparados para absorver novas tecnologias. Por exemplo, o uso de realidade aumentada, automações gerais, robotização de serviços em obras, entre outras coisas.
Lucas Ferreira da Silva, coordenador do núcleo BIM da Direcional.
Entre em contato com a MAPData para qualquer dúvida ou interesse nos nossos serviços. Estamos à disposição para torná-lo um caso de sucesso também, como a Direcional Engenharia!
Conheça também o sucesso da parceria entre MAPData e Sanevias Consultoria e Projetos aqui →