Muitas perguntas afloram quando uma empresa necessita implantar BIM:
- Quais os softwares necessários?
- Qual a equipe que devo envolver neste processo?
- Como alcançar os benefícios e o retorno de investimento desejado?
Ao realizar uma busca simples na internet atrás desses serviços, muitas metodologias aparecem e, por detrás de cada, uma gama de especialistas que prometem mudos e fundos sem necessariamente saber como cumpri-los, pois cada empresa tem sua maneira tradicional de desenvolver seus projetos e obras. É nessa hora que poder contar com uma empresa sólida e, há muitos anos, a principal parceira Platinum da maior fabricante de softwares BIM no mundo, a Autodesk, faz toda a diferença.
Mas quais os principais pontos que devemos saber para implantar BIM? Olhando em retrospecto, toda essa discussão não é recente.
CAD – Computer-Aided Design
Na década de 1970, com o advento dos Centros de Processamento de Dados, grandes computadores entraram no cotidiano das pessoas. Eram máquinas enormes, chegavam a ocupar não apenas uma sala, mas às vezes andares de prédios inteiros, aguçando a imaginação dos profissionais que trabalhavam nestes lugares. Alguns deles, muito conhecidos nos dias de hoje, começaram a se perguntar como equipar um microcomputador pessoal com a mesma eficiência de um computador de centro de dados, para que este equipamento nos auxiliasse em nossas tarefas diárias.
Não demorou muito para que esta pergunta chegasse à construção civil, e foi prontamente respondida com o lançamento da plataforma CAD – Computer-Aided Design (em português, Desenho Auxiliado pelo Computador) com o lançamento do RUCAPS (Really Universal Computer Aided Production System) no início da década de 1970.
A história da primeira versão do AutoCAD, AutoCAD 1. Confira aqui →
.png)
.png)
O sistema foi desenvolvido inicialmente pelo Dr. John Davison e John Watts, sendo substituído em 1985 pelo software Sonata desenvolvido por Jonathan Ingram, que depois desenvolveu uma segunda geração do software de nome Reflex, que foi comprado pela Parametric Technology Corporation (PTC) em 1996, que o rebatizou como Pro/Reflex.
Em 31 de outubro de 1997, foi fundada a Charles River Software por desenvolvedores da empresa americana PTC –Pro/Enginner – e da empresa francesa Dassault Systèmes – Solidworks – que trouxeram o desenvolvimento do software Pro/Reflex – desenvolvido por Jonathan Ingram – e o licenciaram em 1998 como Revit Systems.

Primeira versão do Revit. Fonte: Autodesk.
Carregando o legado de seus antecessores, o Revit é o primeiro sistema que reunia as características do BIM moderno num único software, permitindo que os usuários criem um único modelo do edifício contendo todas as suas informações.
A empresa foi rebatizada para Revit Technology Corporation em 2000 e adquirida pela Autodesk em 2002. A primeira edição do Revit pela Autodesk foi lançada em 2004.
Isso tudo fez com que o Revit assumisse um papel de destaque até os dias de hoje quando falamos de plataforma BIM, sendo o principal software deste segmento no mercado mundial.

Versão atual do Revit, Revit 2023. Fonte: Software.
O conceito de associatividade bidirecional entre componentes, que foi uma característica disruptiva do Revit por muitos lançamentos, atraiu a atenção de todo o mercado da construção, que buscou a aplicação deste não apenas no fluxo de trabalho entre os projetistas, mas para a gestão da construção e de Facilities Management (Operação e Manutenção dos Empreendimentos).
Com o advento e a evolução das ferramentas de projetos, também os fluxos se alteraram, trazendo uma otimização para o processo da indústria civil e consequente retorno de investimento.
Na verdade, o processo foi a base para o desenvolvimento das ferramentas. Em 1974, o professor Charles M. Eastman desenvolveu uma pesquisa pela Universidade Carnegie-Mellon em Pittsburgh (EUA), intitulada An outline of the Building Descrition System (um esboço do Sistema de Descrição do Edifício), onde ressalta a informação associada a um modelo do edifício, bem como o processo de inserção destas ao longo de seu desenvolvimento.
Muitas pesquisas foram desenvolvidas e vários estudos sobre os possíveis fluxos de trabalho estabelecidos. Em 2004, outro grande expoente desse mercado, o arquiteto Patrick MacLeamy – hoje o presidente da buldingSMART International, entidade sem fins lucrativos responsável pela interoperabilidade entre plataformas BIM – definiu que o fluxo de trabalho ideal de trabalho utilizando as soluções BIM é a concentração de esforços nas etapas preliminares dos projetos, não a partir dos projetos executivos como hoje são desenvolvidos, pois são nestas etapas quando as principais decisões que impactam nas obras são tomadas.

Fonte: MACLEAMY, Patrick. bSI-HOK, 2004.
Isso faz muito sentido, mas como aplicar esta metodologia no nosso dia a dia de trabalho?
Com isso em mente, desenvolvemos um macrofluxo perfeitamente aplicável à toda cadeia de construção, onde os envolvidos, desenvolvendo seus projetos utilizando tecnologias Autodesk, antecipam as chamadas bases de complementares para serem emitidas logo nas etapas preliminares, possibilitando o desenvolvimento conjunto de todas as especialidades concomitantemente nas etapas posteriores.

Fluxo BIM.
Além de possibilitar o acompanhamento da equipe de coordenação de projetos a apontar os problemas a serem sanados ao longo deste desenvolvimento, não mais ao final dos projetos, indicando quais especialistas devem trabalhar juntos na busca da solução destes.
Ao final desta etapa, temos o objeto fim – o empreendimento, não apenas os projetos – resolvido, analisado e verificado, o edifício construído virtualmente, como foi assim definido o BIM no início da década de 1980.
Serviços MAPData
Este é o fluxo de trabalho que buscamos em cada implantação BIM, através de todo o nosso processo de desenvolvimento técnico e comercial. Trazendo sua empresa para a MAPData, você poderá contar com um processo estruturado de implantação linear, agregando valor aos produtos e serviços de sua empresa desde o início, no entendimento de suas reais necessidades e objetivos com este investimento. Na MAPData:
- A equipe de Pré-Vendas faz uma primeira análise da situação e fluxo atual da empresa, bem como quais os gargalos existentes e os objetivos que devem ser alcançados;
- São executados os serviços para implantação das soluções e do novo fluxo de trabalho;
- Após a implantação é realizado um acompanhamento técnico periódico, garantindo a melhoria contínua do processo e a efetiva implementação BIM na empresa.

Disciplinas inclusas - implantação BIM.
A Implantação BIM é composta de serviços desenvolvidos em duas etapas. Na Fase 1, desenvolvemos:
- Capacitação da equipe denominada núcleo BIM envolvendo de 06 a 08 pessoas, promovida através de treinamentos virtuais exclusivos, de acordo com a área e a especialidade da empresa, como segue:
- Edificações:
- Autodesk Revit (Arquitetura, Estruturas, Elétrica, Hidráulica, Ar-Condicionado e suas subdisciplinas);
- Autodesk Navisworks Manage;
- Autodesk Docs (ou BIM Collaborate Pro).
- Infraestrutura:
- Autodesk Civil 3D (Loteamentos, Drenagem, Geologia, Hidrologia e suas subdisciplinas);
- Autodesk InfraWorks;
- Autodesk Navisworks Manage;
- Autodesk Docs (ou BIM Collaborate Pro).
- Edificações:
- Sessões de assessorias técnicas também on-line/ao vivo para a inicialização adequada dos trabalhos, contemplando os assuntos, como:
- Introdução, fluxo BIM e definições;
- Colaboração na Nuvem;
- Estruturação dos Modelos;
- Coordenação e Planejamento;
- Ajuste e Criação de Arquivo(s) Template(s);
- Ajuste e Criação de Objetos, Famílias ou Catálogos;
- Plano de Execução BIM Preliminar;
- Dentre outros [...]
Lembramos que, sendo clientes da MAPData de softwares e serviços, dúvidas gerais de usabilidade das soluções podem ser direcionadas diretamente ao nosso suporte técnico, sem custo. A empresa será totalmente assessorada pelos nossos especialistas, deixando livres as sessões de assessorias contratadas para assuntos referentes à efetiva implantação da nova plataforma de trabalho.
Mais informações sobre os serviços da MAPData →

MAPData Academy, serviço de assinatura de cursos EAD Autodesk da MAPData.
Conheça o MAPData Academy, serviço de assinatura EAD →
Com o núcleo BIM plenamente capacitado, é então realizada a Fase 2, onde realizaremos a disseminação do conhecimento aos demais membros e equipes da empresa. A disseminação e nivelamento do conhecimento é realizada através dos treinamentos EAD – Educação A Distância – por aulas gravadas presentes no MAPData Academy, nossa plataforma de treinamentos. Através desta modalidade, é possível capacitar muito mais pessoas ao mesmo tempo, com uma flexibilidade muito maior de tempo, não impactando na produtividade das equipes envolvidas.
Sessões de assessorias técnicas também on-line/ao vivo serão realizadas após os treinamentos, quando um especialista da MAPData acompanhará a equipe e o núcleo BIM já capacitado, dando todo o suporte necessário em sessões pré-agendadas para verificação do andamento geral deste processo.
Ao final dos acompanhamentos, o processo não se finaliza, mas adentra uma etapa que chamamos de melhoria contínua. A MAPData sempre teve uma cultura de compromisso com o sucesso do cliente, e por este motivo:
- Destina um profissional ou departamento focado, de forma ativa, em pensar em soluções que melhorem a vida do cliente junto aos serviços oferecidos pela empresa;
- Proporciona a melhor experiência para seus clientes através da geração de valor;
- Trabalha para que o cliente atinja os resultados esperados por meio de interações com o fornecedor.
É desta maneira que amarramos os processos para que se complementem num processo de melhoria contínua, implantando as soluções de maneira efetiva, substituindo os softwares há muito defasados, por soluções que trarão melhor qualidade e maior produtividade, aos poucos sendo incorporados ao fluxo de trabalho das equipes, gerando maior valor agregado e visibilidade por seus clientes e contratantes, podendo então ter a certeza de que foi efetivamente implementado BIM em sua empresa.
Se ficou com alguma dúvida, a MAPData, por meio de seus especialistas técnicos, está disponível para auxiliar sua empresa e agendar reuniões de alinhamento sobre o tema.